Archive for março, 2009

Pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chegam mais facilmente ao grande público

Trabalho da assessoria de imprensa aproxima jornalistas e pesquisadores, fazendo com que os resultados das pesquisas cheguem mais claros e rápidos à população
Roberto Portela 7º Período de Jornalismo, Aeso 

Começando o trabalho literalmente do zero. Foi assim que em 2002 a jornalista Paula Lourenço aceitou o desafio de comandar o recém-criado departamento de assessoria de comunicação do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco. Como todo início de trabalho, esse também foi duro e de muita luta para obter o reconhecimento da imprensa e principalmente dos pesquisadores da casa, que não tinham consciência da importância da divulgação de suas pesquisas para o grande público, que afinal de contas, mesmo que indiretamente, é o financiador dessas pesquisas, através do pagamento dos impostos. A jornalista contou sua experiência aos alunos do 7º período de Jornalismo da Aeso em palestra no dia 18 de fevereiro.

            No CPqAM, foram traçadas várias estratégias visando mostrar a importância do trabalho da assessoria. A principal aconteceu em maio de 2003, que foi o Workshop de Divulgação Científica, que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência de Pernambuco (Facepe), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Pernambuco (UPE). Esse evento abriu os olhos de todos para a clara necessidade de mostrar os trabalhos da Fiocruz para o grande público.

Outros serviços que ajudaram a dar uma nova cara à instituição foram: a criação de mídias de divulgação tanto externa quanto interna, que foi a Aggeu Informa (online, rádio e mural), a Revista de Manguinhos, e a reedição do informe CpqAM; confecção de material de divulgação (chaveiros, adesivos e etc); maior interação de pesquisadores com os jornalistas; release para imprensa local e nacional; reformulação do site www.cpqam.fiocruz.br; entre outros.

Também foram produzidos um catálogo institucional (em inglês e português); um vídeo institucional (em inglês, espanhol e português); um tablóide institucional que saiu no Jornal do Commercio e uma exposição fotográfica sobre a Fiocruz.

A maior dificuldade de um leigo que queira se inteirar dos resultados de qualquer pesquisa científica é a linguagem, que é extremamente técnica. Esse foi um dos principais problemas encontrados na hora das entrevistas, por isso a assessoria instruiu os pesquisadores a utilizarem uma liguagem mais popular para explicar seus trabalhos à imprensa, o que nem sempre é bem aceito por eles, mas facilita o resultado final da reportagem. “É extremamente desagradável quando um pesquisador, ou entrevistado em geral, pede para ler o texto do repórter antes de o mesmo ser publicado, isso pode causa um mal-estar desnecessário, por isso eu instruo os pesquisadores a nunca pedir”, comentou Paula, sobre os desgastes que podem acontecer na relação entrevistado/imprensa.

Graças ao bom trabalho à frente da assessoria da unidade da Fiocruz em Pernambuco, Paula Lourenço – que também atuou no Ministério da Saúde na Folha de Pernambuco, e no Jornal do Commercio –  foi convidada a trabalhar na sede da Fiocruz no Rio de Janeiro e despediu-se neste mês de março do Recife.

(Edição e supervisão: professora Fabiane Cavalcanti)

 

Sesc Pernambuco abre vagas para estágio em Jornalismo

Estão abertas, de 19 a 30 de março, as inscrições para o Programa de Incentivo à Formação Profissional do Sesc Pernambuco que irá contratar estagiários para atuar nas unidades do Sesc em todo o Estado. Serão oferecidas vagas para os cursos de Administração, Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Design, Economia, Educação Física, Engenharia Civil, Jornalismo, Letras, Medicina, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Serviço Social, Turismo.

 

As inscrições custam R$ 10 e serão realizadas, exclusivamente, pelo site www.sescpe.com.br. No ato da inscrição, o candidato deve informar o local onde deseja realizar o estágio e o local onde deverá realizar a prova. É preciso, ainda, solicitar a impressão do boleto de pagamento referente à taxa de inscrição, que será gerado on-line e poderá ser pago até 30 de março, no horário do expediente bancário.

 

Os candidatos deverão estar cursando um dos quatro últimos períodos da graduação (com exceção dos estudantes de Medicina, que precisam estar inscritos entre o 7º e o 9º período) e matriculados numa instituição de ensino superior credenciada e reconhecida pelo MEC e/ou pelo Conselho Estadual de Educação. Além disso, não devem possuir reprovação pendente em nenhuma disciplina, ter disponibilidade para estagiar até 6 horas diárias ou até 30 horas semanais no período de até 10 meses, comprovar conhecimento em informática e não ter parentesco, até 3º grau civil, com funcionários, diretores, conselheiros e presidente do Sistema Fecomercio/Senac/Sesc, e com dirigentes de entidades sindicais ou civis ligadas ao comércio.

 

A seleção constará de 3 etapas: prova escrita de conhecimentos específicos (peso 6), entrevista coletiva (peso 4) e prova prática de informática para os candidatos dos cursos de Administração, Arquitetura, Design, Economia, Engenharia Civil e Psicologia. Esta última etapa tem caráter exclusivamente eliminatório, não influindo na nota de classificação. A prova será realizada no dia 05 de abril (domingo), das 9h às 12h, no Recife (para os candidatos às vagas destinadas às unidades do Recife e Região Metropolitana) e no Interior (nas unidades do Sesc Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Araripina, Belo Jardim, Surubim, Bodocó e Buíque).

 

Atualmente, o programa de estágio do Sesc Pernambuco conta com uma média de 140 vagas de estágio. Dessas, 107 estarão abertas para admissão imediata e o restante serão ocupadas por estagiários que tiveram seus contratos renovados. Para essas vagas as provas serão para cadastro de reserva em caso de necessidade de suplência no ano de 2009/2010. A bolsa de estágio oferecida pelo Sesc é de R$ 475 mensais, além de auxílio-transporte e recesso remunerado proporcional ao período de estágio. O regulamento com todas as informações sobre o processo seletivo, incluindo número de vagas, lotações, locais de prova, conteúdo programático para as provas de conhecimento específico e de informática está disponível na Internet, no site do Sesc Pernambuco www.sescpe.com.br.

 

Jornalismo da Barros Melo é o ùnico de Pernambuco a ter disciplinas de Jornalismo Cultural

Um mapeamento em todo o Brasil feito pelo programa Rumos de Jornalismo Cultural, do Instituto Itaú Cultural, mostra que o curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo é o único de Pernambuco com disciplinas voltadas para o tema.

Nosso curso oferece quatro disciplinas na área:

Jornalismo Cultural

Jornalismo Literário

Cultura Popular

Crítica Cinematográfica

Vamos aproveitar esse conhecimento fornecido pelas disciplinas e participar da terceira edição do Rumos de Jornalismo Cultural, um programa de fomento que concede prêmio em dinheiro, experiência, intercâmbio e, principalmente, visibilidade a estudantes e professores de jornalismo.

Os dados sobre o programa e o link para o edital estão no post anterior.

Antônio Martins

Coordenador do Curso de Jornalismo

 

O programa Rumos de Jornalismo Cultural é um dos únicos do Brasil voltado para a este segmento do jornalismo.

Vamos participar, alunos e professores.

Segue o release do Itaú Cultural, que promove o programa.

Rumos de Jornalismo Cultural abre período de inscrição

 

O programa Rumos de Jornalismo Cultural é um dos únicos do Brasil voltado para a este segmento do jornalismo.

Vamos participar, alunos e professores.

Segue o release do Itaú Cultural, que promove o programa.

 

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Rumos Jornalismo Cultural, que, ao apoiar estudantes e professores da área, reitera a importância de identificar um caminho possível para a melhor compreensão dos papéis e das funções da mídia, da academia e das instituições culturais no jornalismo de cultura brasileiro.

O programa selecionará matérias de estudantes (em mídia impressa, sonora, audiovisual e web-reportagem) e textos de professores de graduação e pós-graduação que abordem o aperfeiçoamento do profissional na disciplina de jornalismo cultural e/ou a formação do aluno na área.

Para saber mais sobre as categorias, a inscrição e o processo de seleção,

 

leia o edital. Ao se inscrever, você participará de uma pesquisa sobre o perfil sociocultural dos participantes do programa, que será utilizada de maneira sigilosa exclusivamente pela equipe do Observatório Itaú Cultural

.

Para divulgar os novos editais e começar o mapeamento de artistas, produtores e jornalistas em formação, o Itaú Cultural leva seminários e oficinas para todas as 27 capitais do país. No blog

do Rumos você acompanha a repercussão dos debates em cada cidade, tira dúvidas, dialoga e entende melhor como rastreamos o país em busca de talentos emergentes nas mais diversas áreas.

Desde 1997, o Rumos Itaú Cultural mapeia, incentiva e reflete sobre a produção artística brasileira. Navegue pelo histórico do Rumos

, conheça os selecionados e seus trabalhos produzidos nesses 12 anos, não só em jornalismo cultural, mas também em arte e tecnologia, artes visuais, cinema e vídeo, dança, educação, literatura, música e pesquisa. 

 

Projeto do Itaú Cultural para a área audiovisual

Itaú Cultural

convida

 UMA HISTÓRIA À PROCURA DE IMAGENS

 

Se você tem em mãos uma filmadora, um celular, um software de animação ou qualquer outro dispositivo que gere imagens em movimento interprete “cinematograficamente” o texto “Amor, substantivo feminino” da autora Jesuane Salvador e envie o seu filme para a revista Continuum Itaú Cultural. O filme não pode passar de 05 minutos de duração.


Leia atentamente o REGULAMENTO e o TEXTO da Jesuane Salvador (em anexo) e envie o seu filme.

 

Seja criativo, experimente, faça a sua própria adaptação e envie o seu trabalho. É o momento de transformar o texto premiado na 1º fase do projeto em imagens! 

 

Você pode obter as mesmas informações acessando  http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2720&cd_materia=827.

 

Esta ação tem o apoio da AIC – Academia Internacional de Cinema http://www.aicinema.com.br/


Informações básicas
- Prazo de envio do filme: até 31 de março 2009
- Tempo de duração do filme: as imagens não podem ultrapassar a 05 minutos de duração.
- Endereço para envio do trabalho (02 opções):
a) se o arquivo tiver até 15MB pode ser enviado por e-mail: participecontinuum@itaucultural.org.br
b) se for maior de 15 MB, deverá ser remetido pelo correio no endereço:
Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, 5º andar (revista Continuum) – CEP: 01311-000 – São Paulo/SP.

 

Dúvidas: envie para participecontinuum@itaucultural.org.br  

Prêmios
1. os melhores trabalhos serão publicados na edição on-line da Continuum Itaú Cultural;
2. seus autores ganharão o livro “Ensaios e Reflexões” − que reúne textos sobre a presença da linguagem cinematográfica nas artes visuais e também catálogos da exposição Cinema Sim e da mostra O Visível e o Invisível. Publicações organizadas pelo núcleo Audiovisual do Itaú Cultural.
3. o autor do melhor vídeo será premiado com uma bolsa e uma oficina de adaptação na Academia Internacional de Cinema (São Paulo/SP).
 

 

contato
luiz pedreira | itaú cultural
visuart@comunicacaodirigida.com.br | tel 11 8405-4664

 

BBC abre sua faculdade virtual de jornalismo ao público

Esse post saiu no blog do Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas, Austin.
Os recursos usados pelos profissionais de jornalismo da BBC agora podem ser analisados e, em alguns casos, adotados como material didático por alunos e professores do curso de Jornalismo.
BBC abre sua faculdade virtual de jornalismo ao público

Milhares de páginas com dicas de capacitação, vídeos e guias sobre quase todos os aspectos do jornalismo — desde técnicas de entrevista à reportagem de campo e comentário esportivo -– que anteriormente estavam disponíveis apenas para os 7.500 empregados da BBC estarão agora abertas ao público, escreve em seu blog Darren Waters, da BBC.

A Faculdade Virtual da BBC — uma rede de pequenos sites que conversam entre si, trocando informações e dicas sobre jornalismo -– será colocada à disposição do público em algumas semanas. A instituição virtual já possui endereço noFacebookTwitter e no Ning, diz Waters. (O Ning é uma plataforma de criação e gestão de redes sociais.)

Link para o site de treinamento da BBC: http://www.bbctraining.com/journalism.asp

Fonte: Knight Center for Journalism in the Americans

Jornalismo: comissão de especialistas recebe propostas

Alunos, professores, pesquisadores, profissionais e representantes dos diversos segmentos da sociedade civil poderão participar, até o dia 30 de março, da consulta pública para a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de jornalismo.

Durante esse período, a comissão de especialistas constituída pela Secretaria de Educação Superior para subsidiar o Ministério da Educação no trabalho de revisão das diretrizes receberá, pelo endereço eletrônicoconsulta.jornalismo@mec.gov.br, contribuições sobre dois principais temas: o perfil desejável do profissional do jornalismo e as principais competências a serem adquiridas durante a graduação.

A intenção da comissão, presidida pelo professor José Marques de Melo, é receber sugestões de segmentos ligados às universidades, ao mercado de trabalho, aos movimentos sociais, além da sociedade civil de maneira geral. Veja a nota da comissão de especialistas sobre a consulta pública.

As diretrizes curriculares orientam as instituições de ensino superior para a formulação do projeto pedagógico de um curso de graduação e são estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), por solicitação do MEC.

Audiências públicas – Durante a reunião de instalação, no último dia 19, em Brasília, a comissão de especialistas também definiu a realização de três audiências públicas nos estados do Rio de Janeiro (20 de março), Pernambuco (24 de abril) e São Paulo (18 de maio) e devem envolver públicos específicos.

Para a primeira, serão convidados professores e intelectuais da área; na segunda, representantes das associações, entidades de classe e jornalistas profissionais que estejam no mercado de trabalho; e para a terceira, segmentos da sociedade civil, movimentos sociais e organizações não-governamentais.

Assessoria de Imprensa da Sesu

Fonte: www.mec.gov.br

Jornalismo: comissão de especialistas vai auxiliar MEC na revisão das diretrizes curriculares

Foi instalada na quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009, a comissão de especialistas que vai subsidiar o Ministério da Educação na revisão das diretrizes curriculares do curso de jornalismo. No primeiro encontro, foi definido o cronograma dos trabalhos que contará com consulta disponível na internet e a realização de três audiências públicas para contribuições dos diversos segmentos da sociedade civil, das universidades e de representantes do mercado de trabalho.

Até a próxima semana estará disponível no portal do MEC uma página eletrônica para o envio de contribuições sobre aspectos levantados pela comissão. O prazo para o envio de sugestões vai até o dia 30 de março.

As audiências públicas devem ocorrer nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo, nos dias 20 de março, 24 de abril e 18 de maio, respectivamente. A intenção, de acordo com o presidente da comissão, professor José Marques de Melo, é garantir que, além dos membros da comissão, demais setores da sociedade também possam opinar sobre o perfil e as competências desejáveis do profissional de jornalismo.

“Cada audiência será focada em um público específico. Para a primeira, serão convidados professores e intelectuais da área; na segunda, representantes das associações, entidades de classe e jornalistas profissionais que estejam no mercado de trabalho; e para a terceira, segmentos da sociedade civil, movimentos sociais e organizações não-governamentais”, afirma o professor.

Durante a abertura dos trabalhos, a secretária de educação superior, Maria Paula Dallari Bucci, destacou a importância e o pioneirismo da comissão de especialistas. “Com o jornalismo estamos iniciando um trabalho de revisão das diretrizes curriculares dos cursos de graduação do país, uma vez que muitas estão desatualizadas e não correspondem mais à realidade de diversas profissões.” As diretrizes curriculares orientam as instituições de ensino superior no processo de formulação do projeto pedagógico de um curso de graduação e, no caso do jornalismo, foram estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2001.

José Marques de Melo defendeu ainda a proposta de revisão das diretrizes como uma oportunidade para o reconhecimento das particularidades e da relevância social da profissão. “Apesar de ser fundamental para o exercício da democracia, o jornalismo enfrenta hoje um dilema de ser um curso sem personalidade própria, e por isso é importante que se forme um jornalista para a sociedade e não para as empresas e corporações.”

Comissão – O professor José Marques de Melo, presidente da comissão, é graduado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado e livre-docência em ciências da comunicação – jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, onde é diretor da cátedra Unesco de comunicação. Publicou vários livros, coletâneas, assim como periódicos científicos do país e do exterior.

Além do professor José Marques, integram a comissão: Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior (Universidade Federal de Pernambuco), Eduardo Barreto Vianna Meditsch (Universidade Federal de Santa Catarina), Lucia Maria Araújo (Canal Futura), Luiz Gonzaga Motta (Universidade de Brasília), Manuel Carlos da Conceição Chaparro (Universidade de São Paulo), Sergio Augusto Soares Mattos (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), Sonia Virgínia Moreira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Assessoria de Imprensa da Sesu

Fonte: www.mec.gov.br

Eugênio Bucci e Luiz Lobo avaliam mudanças e audiência da TV Cultura

Carla Soares Martin, de São Paulo

Conselheiros da Fundação Padre Anchieta, o jornalista Eugênio Bucci e o secretário de Relações Internacionais do governo do Estado de São Paulo, Luiz Henrique Reis Lobo, expuseram suas ideias acerca dos índices de audiência. Na terça, aos funcionários da Fundação, o presidente Paulo Markun apresentou propostas para alavancar a audiência das rádios, Internet e TV Cultura, em resposta a um questionamento de Lobo, feito em reunião do conselho, em 16/02.

Eugênio Bucci diz que a audiência deve contar como “um dos critérios” de avaliação. “É normal que se tenha a preocupação de se considerar a audiência como um dos critérios de avaliação. Mas não pode ser o único”, afirmou o jornalista. “Isso (audiência) sempre esteve em pauta na TV Cultura”, acrescentou.

Bucci rebate críticas de Lobo, apresentadas na reunião, de que o conselho da Fundação é formado por não-especialistas em TV e que essa composição atrapalharia os resultados de audiência. Entre os 47 membros do conselho, há escritores, reitores de universidade, advogados. Para o jornalista, “um conselho deve representar a sociedade”.

Luiz Henrique Reis Lobo se mostra um “crítico da baixa audiência da TV Cultura”. Ele fala das declarações de Markun, baseada em pilares como focar a programação da TV Cultura no público infanto-juvenil, optar pela retirada do ar de programas como oOpinião Nacional e Roda Viva – este passa para transmissão online – da emissora. “Não sei se o caminho é esse ou não é. Eu insisto é que esses assuntos obedeçam a critérios objetivos, que tenham, tanto quanto possível, fundamentação técnica”, afirmou.

 Sobre dar mais incentivo à audiência na Internet que à da TV Cultura, Lobo dá sua opinião. “Elas estão tão valorizadas no âmbito da direção da Fundação Padre Anchieta que vão acabar fazendo a TV Cultura morrer de inanição”, disse o conselheiro da Fundação Padre Anchieta.

 

Fonte: www.comunique-se.com.br

Nosso blog

Um espaço para a informação – precisa, de qualidade e que atenda aos princípios do jornalismo.  É com esse propósito que lançamos o blog do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo. Nosso compromisso é postar reportagens, análises e opiniões que estimulem uma visão crítica da nossa profissão e que ajudem nossos alunos a trilhar o caminho do jornalismo responsável, comprometido com a ética e com os valores de uma sociedade democrática. Aqui você vai encontrar parte da produção de nossos alunos e professores, além de textos e podcasts sobre a profissão, o mercado de trabalho, as técnicas jornalísticas e os eventos do meio jornalístico.

Sejam todos bem-vindos.

E contribuam, com posts, comentários e sugestões.

Antônio Martins

Coordenador do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo