Introdução
Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas da Informação. Esses são os cursos de graduação mais comuns nas Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de computação. No entanto, não é raro encontrar interessados pela área que não sabem exatamente qual curso fazer, justamente por não conhecer as diferenças entre eles.

Ciência da Computação
Também chamado de Ciências da Computação por algumas Instituições de Ensino. Esse é um curso que aborda de maneira aprofundada os conceitos e teorias da computação, dando uma sólida formação em áreas como estruturas de informação, algoritmos, linguagens de programação, desenvolvimento e análise de sistemas, entre outras.
Os alunos trabalham essencialmente com software e têm um forte embasamento em fundamentos matemáticos e em cálculo. O estudante de Ciência da Computação é preparado para resolver problemas reais, aplicando soluções que envolvam computação, independentemente de qual seja o ambiente (comercial, industrial ou científico). Os concluientes têm uma variedade grande de oportunidades profissionais a seguir, uma vez que a computação é aplicada em diversas áreas do conhecimento.

Engenharia da Computação
Esse curso tem muitas semelhanças com o curso de Ciência da Computação, tendo, inclusive, disciplinas em comum. Alguns países chegam a não fazer distinção desse curso com a Ciência da Computação. No entanto, nos países que o adotam, a Engenharia da Computação é diferenciada por se destacar no projeto, desenvolvimento e implementação de equipamentos e dispositivos computacionais. Em geral, é uma área que trabalha mais com hardware, o que a torna, até certo ponto, também semelhante aos cursos como engenharia elétrica. Quem se forma neste curso, torná-se apto a projetar e a implementar sistemas de hardware e software em equipamentos, aplicações industriais, redes de comunicação, entre outros.

Sistemas da Informação
Esse curso é focado no planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação. Além disso, o estudante de Sistemas da Informação recebe preparo para atuar no desenvolvimento e suporte de softwares. Também são aplicados conhecimentos de administração, negócios, relações humanas e empreendedorismo. O profissional desta área é mais focado na aplicação de recursos de informática para a solução de problemas organizacionais.

Postado por: Daniel Ramos