AESO - Faculdades Integradas Barros Melo




Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A constante evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação tem efeitos marcantes no cotidiano das pessoas. A maior parte deste avanço é realizada com suporte de Sistemas baseados em Software. O profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas atua em todas as etapas de um software, como a sua concepção, projeto, criação, documentação e manutenção.

Além da base comum em lógica e programação necessária a qualquer profissional da área, o aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas recebe uma formação completa sobre técnicas de todo o processo de criação de software, com ênfase nas tecnologias mais requisitadas pelo mercado de trabalho. É trabalhado também o pensamento analítico, permitindo que o aluno tenha a capacidade de analisar e reduzir problemas, identificando corretamente os requisitos do software de acordo com a necessidade da situação apresentada.

Além do conhecimento técnico, a AESO-Barros Melo considera importante estimular o espírito empreendedor nos alunos. Desta forma, promovemos um curso bastante prático, buscando unir a teoria à prática de forma que os estudantes possam construir projetos viáveis no mundo real. O aluno terá contato com professores com experiência em empreendedorismo e disciplinas que abordam diretamente o tema.

Para completar a formação, a AESO-Barros Melo também realiza seminários, debates e cursos de extensão gratuitos com profissionais de referência no mercado, assim como missões técnicas em empresas que se destacam pela inovação e qualidade.

Expandir Texto
A AESO-Barros Melo é a instituição sede da etapa estadual da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Ano após ano, observa-se que as instituições e, principalmente, as grandes empresas da área, têm valorizado os alunos que participam da Maratona, e o time da AESO é sempre destaque nesse evento.

A faculdade mantém uma Central de Estágios (CEA) que, em convênio com mais de 600 empresas locais, viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos das salas de aula e espalhados pela IES. 

A instituição conta ainda com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Este programa é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa dos alunos. Ainda no incentivo à pesquisa, a Barros Melo disponibiliza a Revista Pense Virtual - material de divulgação dos artigos acadêmicos produzidos pelos alunos.  Ainda na área acadêmica, a AESO-Barros Melo também oferta diversos Grupos de Estudos que pesquisam temas atuais e interdisciplinares.
DISCIPLINAS

ALGORITMOS
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
AUDITORIA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE CRISES  
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE I  
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE II  
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE WEB 
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE MOBILE  
ESTRUTURA DE DADOS 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ESTUDOS CULTURAIS E ANTROPOLÓGICOS  
EMPREENDEDORISMO 
ENGENHARIA DE REQUISITOS  
FUNDAMENTOS DE BANCO DE DADOS  
FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE  
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  
GESTÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS 
GESTÃO DE PROJETOS  
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL  
INGLÊS INSTRUMENTAL  
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO  
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA  
LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO 
MATEMÁTICA 
MATEMÁTICA DISCRETA PARA COMPUTAÇÃO  
METODOLOGIA ÁGEIS  
METODOLOGIA CIENTÍFICA  
MODELAGEM DE NEGÓCIOS
MODELAGEM E PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS  
NOÇÕES DE DIREITO 
PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO  
PROGRAMAÇÃO FUNCIONAL  
PROJETO DE BANCO DE DADOSe
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DE SOFTWARE  
REDES DE COMPUTADORES  
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL  
SEGURANÇA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 
TECNOLOGIAS DE PRODUTIVIDADE PROFISSIONAL  
TÓPICOS AVANÇADOS EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE  
TÓPICOS ESPECIAIS
LIBRAS (OPTATIVA)
  

Mensalidade

Até dia 05, R$ 508,75. Após dia 05, R$ 550. Valores para os períodos letivos de 2019.

Duração

5 semestres

Vagas

100