Jornalismo

O curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) apresenta todo o dinamismo que a profissão requer. Para isso, montou uma grade curricular diferenciada: o aluno, além de se familiarizar com todos os processos de produção da informação (da tradicional mídia impressa, passando por rádio, televisão e internet), estará antenado com as novas formas comunicativas da cibercultura.

Na Barros Melo, a mídia não engloba apenas os processos tradicionais — jornais, revistas, TV e rádio —, mas está também atenta a blogs jornalísticos, jornalismo colaborativo, web 2.0, TV digital e redes sociais. Por isso, os alunos fazem experiências em dispositivos móveis, vivenciando novos conceitos de noticiabilidade e reportagem. A internet é um fator fundamental na formação do jornalista pela IES.

A estrutura da faculdade propicia ainda mais o contato com a profissão. Durante toda a graduação, o aluno conta com Laboratório de Informática; Estúdio de TV equipado com os melhores equipamentos do mercado; Estúdio de Áudio; Estúdio de Rádio; Laboratório de Revelação em Preto e Branco; Estúdio de Fotografia. 

Renovado Reconhecimento - Portaria nº 270 de 03/04/2017, publicada DOU em 04/04/2017

Expandir Texto
As Faculdades Integradas Barros Melo inovam no conceito de prática jornalística dentro da universidade através da plataforma Aspas, uma agência de notícias que transforma vários produtos de mídia. A partir de um mesmo conteúdo, os alunos produzem jornal, revista, programas de TV e rádio, que se conectam mais tarde com a própria imprensa pernambucana. O apoio é dado por professores que, além da formação acadêmica, são profissionais atuantes no mercado.

A faculdade mantém uma Central de Estágios (CEA) que, em convênio com mais de 600 empresas locais, viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos das salas de aula e espalhados pela IES. 

A instituição conta ainda com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Este programa é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa dos alunos. Ainda no incentivo à pesquisa, a Barros Melo disponibiliza a Revista Pense Virtual - material de divulgação dos artigos acadêmicos produzidos pelos alunos.  Ainda na área acadêmica, a AESO-Barros Melo também oferta diversos Grupos de Estudos que pesquisam temas atuais e interdisciplinares.


>> Assessoria de Imprensa
>> Jornalismo Científico
>> Jornalismo Cultural
>> Jornalismo em Dispositivos Móveis
>> Jornalismo Econômico
>> Jornalismo Esportivo
>> Jornalismo Internacional
>> Jornalismo Literário
>> Jornalismo Online
>> Jornalismo Político
>> Oficina de Jornalismo de Revista
>> Oficina de Jornalismo Impresso
>> Oficina de Jornalismo Online - Redes Sociais e Convergência
>> Oficina de Produção de Documentário
>> Rádiojornalismo
>> Técnicas de Edição
>> Técnica de Entrevista em Reportagem
>> Telejornalismo
>> Videoreportagem
>> Libras (optativa)

Mensalidade

Até dia o 05 de cada mês, R$ 828,91. Após dia o 05, R$ 892,38.

Duração

8 semestres

Vagas

120