• Compartilhe

Jornalismo

O curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) apresenta todo o dinamismo que a profissão requer. Para isso, montou uma grade curricular diferenciada: o aluno, além de se familiarizar com todos os processos de produção da informação (da tradicional mídia impressa, passando por rádio, televisão e internet), estará antenado com as novas formas comunicativas da cibercultura.

Na Barros Melo, a mídia não engloba apenas os processos tradicionais — jornais, revistas, TV e rádio —, mas está também atenta a blogs jornalísticos, jornalismo colaborativo, web 2.0, TV digital e redes sociais. Por isso, os alunos fazem experiências em dispositivos móveis, como telefones celulares e smartphones, vivenciando novos conceitos de noticiabilidade e reportagem. A internet é um fator fundamental na formação do jornalista pela Barros Melo.

A infraestrutura da instituição favorece um curso com esse diferencial, que forma profissionais críticos e atuantes, mas também conectados com as novas ferramentas tecnológicas. Além de revistas e jornais, os alunos trabalham com agência de notícias, podcasts e produtos de um novo jornalismo customizado que integram o mercado para quem se forma nessa área.

 

Renovado Reconhecimento : Portaria  Nº. 705 de 18/12/2013 – Publicada DOU em 19/12/2013


  • Nossos Alunos no Mercado Nossos alunos no Mercado
  • Vida na AESO Galeria de Fotos

Prática Profissional

As Faculdades Integradas Barros Melo inovam no conceito de prática jornalística dentro da universidade através da plataforma Aspas, uma agência de notícias que transforma vários produtos de mídia. A partir de um mesmo conteúdo, os alunos produzem jornal, revista, programas de TV e rádio, que se conectam mais tarde com a própria imprensa pernambucana. O apoio é dado por professores que, além da formação acadêmica, são profissionais atuantes no mercado específico do jornalismo. O resultado da excelência do trabalho da instituição pode ser conferido nas redações da cidade, onde parte dos jornalistas passaram pela Barros Melo. Isso atesta a qualidade do ensino.

Os estudantes interessados em pesquisa podem fazer parte do Grupo de Estudos de Documentário (Gedoc), um espaço para debates, discussões teóricas, críticas e produções sobre filmes do gênero. O grupo promove exibições e debates sobre a produção contemporânea de documentários e revisita obras clássicas com o intuito de conhecer e ampliar o repertório dos pesquisadores sobre o tema; os participantes do Gedoc produzem artigos científicos que são apresentados em congressos e seminários de comunicação.

A instituição conta também com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Esse programa é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa dos alunos. Para participar, os interessados devem ficar atentos ao edital, que é publicado em nosso site anualmente. Em seguida, basta cadastrar o projeto, que será submetido à análise do nosso corpo docente. Em média, a faculdade seleciona dez alunos por ano no programa. Ao ser selecionado, o aluno passa a receber uma bolsa sob a forma de desconto em sua mensalidade. Ao final do projeto, o aluno e o orientador recebem certificados.

A Barros Melo disponibiliza a Revista Pense Virtual como forma de divulgação dos artigos acadêmicos produzidos pelos alunos da instituição. Com a veiculação da produção intelectual dos discentes, a faculdade transforma os estudantes em profissionais aptos a atuar no mercado e investe na exposição das ideias dos alunos sobre questões referentes ao programa de estudo que é visto em cada curso.

Além disso, a faculdade mantém uma Central de Estágios (CEA), que, em convênio com mais de cinquenta empresas locais, viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional para a qual se prepara. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos das salas de aula.

  • Disciplinas/PPC
  • Valores
    Horários
    Vagas
  • Contato
  • Mensalidade para 2017: R$ 892,38
    Mensalidade com desconto até dia 05 de cada mês: R$ 828,91

  • Duração: 8 semestres

  • Carga Horária Total: 3.000 h/a

  • Dias / Horário: Manhã e Noite

  • Vagas: 120

>> Assessoria de Imprensa
>> Jornalismo Científico
>> Jornalismo Cultural
>> Jornalismo em Dispositivos Móveis
>> Jornalismo Econômico
>> Jornalismo Esportivo
>> Jornalismo Internacional
>> Jornalismo Literário
>> Jornalismo Online
>> Jornalismo Político
>> Oficina de Jornalismo de Revista
>> Oficina de Jornalismo Impresso
>> Oficina de Jornalismo Online - Redes Sociais e Convergência
>> Oficina de Produção de Documentário
>> Rádiojornalismo
>> Técnicas de Edição
>> Técnica de Entrevista em Reportagem
>> Telejornalismo
>> Videoreportagem
>> Libras (optativa)

Assessoria de Imprensa
Jornalismo Científico
Jornalismo Cultural
Jornalismo em Dispositivos Móveis
Jornalismo Econômico
Jornalismo Esportivo
Jornalismo Internacional
Jornalismo Literário
Jornalismo Online
Jornalismo Político
Oficina de Jornalismo de Revista
Oficina de Jornalismo Impresso
Oficina de Jornalismo Online - Redes Sociais e Convergência
Oficina de Produção de Documentário
Rádiojornalismo
Técnicas de Edição
Técnica de Entrevista em Reportagem
Telejornalismo
Videoreportagem
Libras (optativa)Assessoria de Imprensa
Jornalismo Científico
Jornalismo Cultural
Jornalismo em Dispositivos Móveis
Jornalismo Econômico
Jornalismo Esportivo
Jornalismo Internacional
Jornalismo Literário
Jornalismo Online
Jornalismo Político
Oficina de Jornalismo de Revista
Oficina de Jornalismo Impresso
Oficina de Jornalismo Online - Redes Sociais e Convergência
Oficina de Produção de Documentário
Rádiojornalismo
Técnicas de Edição
Técnica de Entrevista em Reportagem
Telejornalismo
Videoreportagem
Libras (optativa)Assessoria de ImprensaJornalismo CientíficoJornalismo CulturalJornalismo em Dispositivos MóveisJornalismo EconômicoJornalismo EsportivoJornalismo InternacionalJornalismo LiterárioJornalismo OnlineJornalismo PolíticoOficina de Jornalismo de RevistaOficina de Jornalismo ImpressoOficina de Jornalismo Online - Redes Sociais e ConvergênciaOficina de Produção de DocumentárioRádiojornalismoTécnicas de EdiçãoTécnica de Entrevista em ReportagemTelejornalismoVideoreportagemLibras (optativa)