• Compartilhe

Direito

Durante 44 anos, as Faculdades Integradas Barros Melo, antiga Faculdade de Direito de Olinda, já formaram mais de 6 mil operadores do direito, entre juízes, promotores, procuradores, delegados, advogados e professores. A graduação de Direito na Barros Melo se destaca por conquistar a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação, principal indicador de qualidade do Ensino Superior, por duas vezes consecutivas. O resultado das avaliações comprova oficialmente que o curso atende plenamente aos critérios de formação de profissionais para os campos do conhecimento, seja na dimensão institucional, de professor e de projeto pedagógico. A nota cinco é a maior pontuação que uma instituição de ensino superior pode receber no conceito do MEC. 

O sucesso do curso da Barros Melo está na qualidade que a instituição construiu em aliar o aprendizado teórico com a prática profissional. Sendo assim, o conjunto de normas jurídicas, seja o direito penal, do trabalho ou da família, ganha sentido quando o aluno vivencia sua importância em fóruns e juizados. Para auxiliar no desenvolvimento do aluno, a instituição oferece um corpo docente qualificado, infraestrutura diferenciada com laboratórios, biblioteca com mais de 90 mil exemplares e salas climatizadas. Além isso, promove palestras e cursos de extensão para o aperfeiçoamento e aprofundamento do curso. O resultado de todo esse investimento pode ser conferido nos altos índices de aprovação na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em concursos públicos.

O curso de Direito também se conecta diretamente a outras áreas de ensino da Barros Melo. Os alunos trabalham, aliados a Produção Fonográfica, Artes Plásticas e Design, questões de direito autoral, enquanto com os alunos de Jornalismo e Publicidade intensificam uma reflexão sobre as políticas nacional e internacional. A construção coletiva fica como uma mostra das atividades complementares na formação de um jurista com o selo de qualidade das Faculdades Integradas Barros Melo.

Renovado  Reconhecimento -  Portaria Ministérial nº 503 de 16/09/2016 – Publicada no DOU em 20/09/2016 


  • Nossos Alunos no Mercado Nossos alunos no Mercado
  • Vida na AESO Galeria de Fotos

Prática Profissional

Os alunos de Direito da faculdade entram em contato com casos reais, vivenciando a prática profissional através do Núcleo de Prática Jurídica da AESO-Barros Melo. Outra oportunidae é a atuação na Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da instituição. Lá podem de desenvolver capacidades para a solução extrajudicial de conflitos, ampliar o domínio das normas relativas à arbitragem e à conciliação em vigor no País e sedimentar os conhecimentos sobre procedimentos administrativos e jurídicos desse tipo de serviço.

Além disso, através de autorização do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a instituição recebe Tribunais do Júri. Oportunidade única para os estudantes conferirem um julgamento real de crimes dolosos e podem estagiar, também através de parceria, no Tribunal Regional Eleitoral, TRE-PE. A faculdade mantém uma Central de Estágios (CEA), que, em convênio com mais de trezentas empresas locais, viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional para a qual se prepara. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados nos quadros de avisos espalhados pela Barros Melo.

A instituição conta com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Este programa é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa dos alunos. Para participar, os interessados devem ficar atentos ao edital, que é publicado on-line anualmente. Ainda no incentivo à pesquisa, a Barros Melo disponibiliza a Revista Pense Virtual como forma de divulgação dos artigos acadêmicos produzidos pelos alunos. Com a veiculação da produção intelectual dos discentes, a faculdade investe na exposição das ideias dos alunos sobre questões referentes ao programa de estudo que é visto em cada curso. A Barros Melo também oferta diversos Grupos de Estudos que pesquisam temas atuais e interdisciplinares.

  • Disciplinas/PPC
  • Valores
    Horários
    Vagas
  • Contato
  • Mensalidade para 2017: R$ 1.215,00
    Mensalidade com desconto até dia 05 de cada mês R$ 1.118,00

  • Duração: 10 semestres

  • Carga Horária Total: 4.484 h/a

  • Dias / Horário: Manhã e Noite

  • Vagas: 300

>> Bioética e Direito
>> Criminologia e Política Criminal
>> Direito Administrativo
>> Direito Ambiental e Urbanístico
>> Direito Civil
>> Direito do Consumidor
>> Direito do Trabalho
>> Direito Empresarial
>> Direito Financeiro
>> Direitos Humanos
>> Direito Internacional
>> Direito Penal
>> Direito Previdenciário
>> Direito Processual Civil
>> Direito Processual Penal
>> Direito Tributário
>> Hermenêutica e Argumentação Jurídica
>> Legislação Protetiva
>> Medicina Legal
>> Libras (optativa)

Visualize a síntese do PPC do curso

Bioética e Direito
Criminologia e Política Criminal
Direito Administrativo
Direito Ambiental e Urbanístico
Direito Civil
Direito do Consumidor
Direito do Trabalho
Direito Empresarial
Direito Financeiro
Direitos Humanos
Direito Internacional
Direito Penal
Direito Previdenciário
Direito Processual Civil
Direito Processual Penal
Direito Tributário
Hermenêutica e Argumentação Jurídica
Legislação Protetiva
Medicina Legal
Libras (optativa)Bioética e DireitoCriminologia e Política CriminalDireito AdministrativoDireito Ambiental e UrbanísticoDireito CivilDireito do ConsumidorDireito do TrabalhoDireito EmpresarialDireito FinanceiroDireitos HumanosDireito InternacionalDireito PenalDireito PrevidenciárioDireito Processual CivilDireito Processual PenalDireito TributárioHermenêutica e Argumentação JurídicaLegislação ProtetivaMedicina LegalLibras (optativa)