• Compartilhe

Produção
Fonográfica

O tecnólogo em Produção Fonográfica atua em todas as etapas do processo de produção de áudio: pré-produção, gravação, edição, mixagem e masterização, operação de som, divulgação e distribuição do produto final. Domina tecnologias de gravação e produção de áudio para todas as mídias existentes e opera equipamentos de som em estúdios de gravação, rádio, TV e live PA. O curso de Produção Fonográfica da Barros Melo vem abastecer este ramo de profisionais sendo o primeiro curso específico de formação superior para profissionais técnicos da Região.

Além de ser mais uma opção de curso superior para estudantes secundaristas, o curso vem preencher uma lacuna no mercado fonográfico do Nordeste. O profissional atua na criação e edição de vinhetas, trilhas, sound effects e conteúdo musical para CDs, DVDs, comerciais, filmes e games. Também podem exercer como sonoplastas e operadores de áudio de emissoras de rádio e TV; DJs; editores de áudio e vídeo de produtoras independentes; responsáveis por estúdios de jingles, ensaios e gravações de bandas e artistas; produtores culturais, músicos e estudantes de música; profissionais de computação gráfica para celulares e outros suportes que usam áudio, entre outros interessados na correta e criativa utilização do som.

A ótima infraestrutura é outro grande diferencial da Barros Melo. Temos laboratórios de informática, estúdios de rádio, televisão, fotografia, animação digital, ateliês de artes plásticas, laboratórios de impressos, entre outros. As salas de aula são equipadas com datashow e equipamentos de TV. O prédio da faculdade conta ainda com dois auditórios para palestras, congressos, fóruns, seminários, aulas e shows.Reconhecido- Portaria SETEC nº 13 de 02/03/2012, publicada no D.O.U. em 06/03/2012 


  • Nossos Alunos no Mercado Nossos alunos no Mercado
  • Solitude Solitude
  • Vida na AESO Galeria de Fotos

Prática Profissional

A Barros Melo realiza frequentemente seminários e debates gratuitos com personalidades e profissionais do mercado. Na área de Produção Fonográfica, realizamos este ano o Fonograma, 1º Fórum de Produção Fonográfica da Região, com a participação de doze profissionais renomados do mercado local. Dando seguimento aos debates, realizamos o 1º Concerto-aula Fonograma ao Vivo, quando contamos com convidados que, além de executarem temas musicais, participaram do debate sobre as músicas e as peculiaridades de cada estilo.

A Barros Melo também tem uma parceria com o maior festival de música independente do País, o Abril Pro Rock, que, além de produzir o Festival Microfonia juntamente com a Barros Melo desde 2004, trouxe para a faculdade diversas palestras sobre temas ligados à produção musical da atual cena independente do Brasil. Os estúdios Fábrica, Carranca e Mr. Mouse também atuam junto à Barros Melo, já que através deles nossos alunos acompanham a prática de gravações de CDs e DVDs e encontram portas abertas para ocuparem vagas de estágio e emprego.

A instituição também conta com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Esse programa é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa dos alunos. Para participar, os interessados devem ficar atentos ao edital, que é publicado em nosso site anualmente. Em seguida, basta cadastrar o projeto, que será submetido à análise do nosso corpo docente. Em média, a faculdade seleciona dez alunos por ano no programa. Ao ser selecionado, o aluno passa a receber uma bolsa, sob a forma de desconto em sua mensalidade. Ao final do projeto, o aluno e o orientador recebem certificados. 

Além disso, a faculdade mantém uma Central de Estágios (CEA), que, em convênio com mais de cinquenta empresas locais, viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional para a qual se prepara. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos das salas de aula. 

  • Disciplinas/PPC
  • Valores
    Horários
    Vagas
  • Contato
  • Mensalidade para 2017: R$ 859,36
    Mensalidade com desconto até dia 05 de cada mês R$ 790,60

  • Duração: 4 semestres

  • Carga Horária Total: 2.396 h/a

  • Dias / Horário: Manhã e Tarde

  • Vagas: 80

>> Acústica
>> Audiovisual
>> Conexões e Montagem de Sistemas de Sonorização
>> Elaboração de Projetos e Desenvolvimento de Produtos Culturais
>> Eletricidade e Eletrônica
>> História da Música
>> Música Eletrônica - Programação e Síntese de Som
>> Oficina de Produção de Eventos
>> Percepção Frequencial
>> Percepção Harmônica
>> Percepção Melódica
>> Percepção Rítmica
>> Prática de Produção Fonográfica
>> Produção, Divulgação e Distribuição de Música na Internet
>> Produção e Indústria Fonográfica
>> Sonorização e Efeitos de som para Vídeo e Cinema
>> Técnicas de Gravação
>> Teoria e Harmonia Musical
>> Workstations Digitais
>> Libras (optativa)

Acústica
Audiovisual
Conexões e Montagem de Sistemas de Sonorização
Elaboração de Projetos e Desenvolvimento de Produtos Culturais
Eletricidade e Eletrônica
História da Música
Música Eletrônica - Programação e Síntese de Som
Oficina de Produção de Eventos
Percepção Frequencial
Percepção Harmônica
Percepção Melódica
Percepção Rítmica
Prática de Produção Fonográfica
Produção, Divulgação e Distribuição de Música na Internet
Produção e Indústria Fonográfica
Sonorização e Efeitos de som para Vídeo e Cinema
Técnicas de Gravação
Teoria e Harmonia Musical
Workstations Digitais
Libras (optativa)AcústicaAudiovisualConexões e Montagem de Sistemas de SonorizaçãoElaboração de Projetos e Desenvolvimento de Produtos CulturaisEletricidade e EletrônicaHistória da MúsicaMúsica Eletrônica - Programação e Síntese de SomOficina de Produção de EventosPercepção FrequencialPercepção HarmônicaPercepção MelódicaPercepção RítmicaPrática de Produção FonográficaProdução, Divulgação e Distribuição de Música na InternetProdução e Indústria FonográficaSonorização e Efeitos de som para Vídeo e CinemaTécnicas de GravaçãoTeoria e Harmonia MusicalWorkstations DigitaisLibras (optativa)