AESO-Barros Melo inaugura o curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
setembro. 27, 2018

Primeira turma deve iniciar em 2019.1

Estamos na era da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Várias empresas têm se influenciado por iniciativas baseadas em TIC, demandando um grande número de profissionais das áreas de desenvolvimento de software e infraestrutura de TI. Na Região Nordeste, e, mais especificamente no caso do Recife, capital de Pernambuco, multinacionais realizam atividades de Pesquisa e Desenvolvimento apoiadas em no setor, como é o caso de empresas como a Samsung, Motorola e Fiat. A região ainda concentra um alto número de empresas de pequeno, médio e grande porte com foco em criação de software e soluções de TI em geral, que necessitam de mão de obra especializada. O mercado de startups também está em alta, demandando profissionais jovens e de qualidade. É neste cenário que as Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) lançam o curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. As vagas serão disponibilizadas no vestibular 2019.1.

Segundo o coordenador da graduação, professor Amirton Chagas, a análise e desenvolvimento de sistemas merece destaque entre as possibilidades de atuação em empresas baseadas em TIC, por ser a base da criação de todo o software que dá suporte à maioria dos sistemas de informação usados por pessoas e empresas. Confira a entrevista a seguir, onde ele conta mais detalhes sobre a formação.

AESO: Qual a diferença do curso Sistemas de Informação para o de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
 A.C: O curso de Sistemas de Informação é um Bacharelado, com duração de quatro anos, que forma um profissional com habilidades tanto na área de Computação como na de Administração. A abordagem de ver conceitos de ambas as áreas contribui na formação de profissionais com perfil gerencial. A graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um curso superior que forma um Tecnólogo, tendo na AESO-Barros Melo duração de dois anos e meio. É focado na preparação de um profissional de projeto e programação de sistemas computacionais. A área de atuação do profissional, em início de carreira, geralmente é similar, tendo o formando em Sistemas de Informação algumas oportunidades a mais devido ao conhecimento administrativo, enquanto o formando de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tende a possuir vantagem em vagas que exijam habilidades em programação mais específicas, devido ao foco maior do curso nesta área. Ambos são superiores e permitem que o aluno formado ingresse em pós-graduações lato (especializações) ou stricto sensu (mestrados e doutorados).

AESO: Como o curso prepara o aluno para o mercado de trabalho?
A.C: As graduações buscam manter as disciplinas atualizadas em relação às necessidades do mercado, sempre procurando expor os alunos às tecnologias que são usadas na prática. Buscamos fazer visitas a empresas para que os estudantes possam vivenciar o dia a dia de sua futura profissão. Além disso, através da Central de Estágios da AESO e de contatos individuais com empresas, é realizado o trabalho de aproximar alunos de possíveis vagas de estágio ou emprego.

AESO: Qual o cenário atual e previsões futuras para o mercado?
A.C: O mercado de Tecnologia de forma geral está em alta demanda, com uma presença muito forte em nosso estado. Profissionais de computação com boa formação são necessários para a construção do mundo digital e que está em constante evolução. Além das oportunidades locais, a área está muito forte no Brasil e no Mundo, sendo uma das mais valorizadas para imigração em países desenvolvidos. Um dos principais postos requisitados pelo mercado é o de programador, posição para a qual o aluno é especialmente preparado no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

AESO: Quais as vantagens e possibilidades de investir nesta formação?
A.C:  É uma área com muitas oportunidades e com trabalhos bastante variados. Caso o aluno não se identifique com uma atividade em particular, existem várias outras posições que podem ser ocupadas por profissionais do setor.

AESO: Qual é o diferencial do curso da AESO-Barros Melo?
A.C: Temos um grupo de professores com vivência de mercado e experiência empreendedora, o que diferencia de uma abordagem puramente acadêmica. Os professores estimulam o desenvolvimento de projetos reais, tanto em disciplinas gerais como através de disciplinas cujo objetivo é a criação de projetos de software comercialmente viáveis. A duração de dois anos e meio também é um atrativo para o aluno que quer se posicionar mais rapidamente no mercado de trabalho.

AESO: Qual o perfil do aluno desse curso?
A.C: Pessoas curiosas, que gostam de entender como e porque as coisas funcionam. Quem é da área geralmente tem interesse em criar projetos que resolvam problemas reais das pessoas. Boa capacidade de comunicação também é importante, pois ao contrário do que geralmente se imagina, desenvolvimento de software é uma área que demanda bastante interação entre várias pessoas para que se tenha sucesso.

AESO: Quais disciplinas são contempladas na grade curricular?
 A.C: Estudamos desde os Fundamentos de Sistemas de Informação até Inteligência Artificial, passando por Gestão de Projetos, Lógica para Computação, Desenvolvimento de Software, Inglês, Noções de Direito, Estrutura de Dados, etc.

curso - análise - sistemas -