Barros Melo sedia Mestrado em Direito da Universidade de Lisboa

Mestrado em Direito do Trabalho
setembro. 15, 2011

A Universidade de Lisboa está com inscrições abertas, de 15/09/11 a 23/10/11, com inscrições para cadastro de reserva até o dia  5 de dezembro, para a formação de uma turma de brasileiros em seu Mestrado em Direito do Trabalho. Com a finalidade de cumprir suas mais recentes metas de internacionalização dos cursos, a prestigiada Universidade de Lisboa elegeu as Faculdades Integradas Barros Melo para sediar a primeira etapa do curso, na qual os professores doutores portugueses ministrarão aulas presenciais, nas dependências da AESO-Barros Melo, em Olinda. Neste período, ele recebe conteúdo teórico e é responsável pela elaboração de três relatórios, sendo um para cada linha de pesquisa. Uma vez aprovados, tem início a próxima etapa, quando o aluno trabalha na dissertação. A ida a Portugal está prevista para o aprofundamento no tema. Nessa segunda etapa, os alunos terão um professor doutor orientador e as instalações portuguesas à disposição para realizarem as pesquisas necessárias à conclusão da dissertação que será defendida, na terceira e última etapa, perante uma banca examinadora no tradicional sede da cidade de Lisboa. São 30 vagas disponíveis aos interessados. A previsão é de que as aulas comecem na segunda quinzena de novembro. O investimento é de 21 parcelas mensais no valor de R$ 1.490,00. Pagamentos em dia têm 10% de desconto. As despesas de viagem, de alojamento e pelo pagamento de eventuais taxas, tais como de emissão de diploma, são de responsabilidade do aluno.

O Mestrado em Direito do Trabalho é de inteira responsabilidade acadêmica da Universidade de Lisboa que emite o diploma que confere ao aluno o grau de Mestre em Portugual. É necessário esclarecer que a validade acadêmica do diploma no território brasileiro dependerá do interesse do próprio aluno que deverá preparar e promover um processo de revalidação segundo as disposições emanadas do Ministério da Educação e das universidades federais.

A admissão no Mestrado se dá por meio da análise curricular do candidato com média global superior a 7,0 na graduação e também no ENADE. “A Universidade de Lisboa aporta na AESO-Barros Melo para encurtar caminhos e abrir portas ao aprendizado em Direito do Trabalho, sobretudo num momento em que a região Nordeste, com destaque para Pernambuco, se desenvolve economicamente. É um  cenário que desafia os operadores de Direito a enfrentar não somente os novos contratos de trabalho como também práticas na administração de recursos humanos diferentes daquelas que os profissionais da região estão habituados. Isto porque são também novos segmentos da atividade econômica que se instalam no Nordeste,  além das empresas que vêm do exterior, a exemplo do que acontece em Suape. É fundamental estarmos preparados para receber o investimento estrangeiro e dialogar com as práticas que já são realidade em outros países”, explica Romulo de Freitas, professor doutor da AESO-Barros Melo e coordenador do acordo de cooperação entre as duas instituições.

Para Ivânia Barros Melo, diretora da AESO-Barros Melo, o convênio com a Universidade de Lisboa vai além de uma parceria de ensino. É também um reconhecimento da FDUL à tradição de uma instituição que tem 40 anos dedicados ao curso de Direito em Pernambuco. “A FDUL é uma universidade reconhecida internacionalmente. Quando ela escolheu a AESO-Barros Melo para receber o primeiro Mestrado em Direito do Trabalho do Norte-Nordeste buscou este compromisso que também é nosso: formar profissionais com bagagem teórica, prática e que acompanhem as tendências do mercado de trabalho”, explica.

Confira o calendário:

Entrega dos documentos: de 08/10/11 a 11/11/11
Cadastro para lista de espera: 08/11/11 a 5/12/11
Divulgação dos aprovados: 18/11/11
Matrículas: 21 a 23/11/11
Início das aulas: Previsto para a semana 12 a 16 de dezembro de 2011
Contato: internacional@barrosmelo.edu.br

Documentação Necessária

1) Cópia autênticada do diploma da graduação ou declaração de conclusão de curso;
2) Histórico escolar original da graduação, incluindo a média global;
3) Curriculum Vitae;
4) Cópia autênticada do RG e CPF ou Carteira de Motorista;
5) Título de eleitor e quitação eleitoral;
6) Certidão de nascimento ou casamento;
7) Cópia autênticada do certificado reservista (para candidatos do sexo masculino);
8) Documento comprobatório da nota do Enade.

Clique aqui para mais informações