Aeso-Barros Melo/Divulgação

Pioneira: Curso de Gamificação na Aeso-Barros Melo

Jogos Digitais
abril. 02, 2014

Atividades acontecem aos sábados, na sede da instituição

Se você tivesse que entender sobre as questões da bolsa de valores ou dos grandes investimentos empresariais, por que material você estudaria? Pelos textos e gráficos ou colocando-se no lugar de um grande investidor, em um jogo que simule cada passo das transações e resulte em prêmios conquistados? Certamente a segunda opção seria a mais atrativa. E isso nada mais é que “gamificar”! Observando o crescimento das abordagens de dinâmicas de jogos aplicadas em produtos ou serviços no dia-dia, as Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), em parceria com o curso de Jogos Digitais, promovem o curso: Gamification.  As aulas acontecem aos sábados, na sede da instituição em Olinda, de 10/05 a 07/06, das 7h30 às 12h30. O investimento é de R$ 320,00 e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Voltado para estudantes, profissionais da área de Publicidade, Jogos e Design, o curso aborda questões como: Metodologia de Design e Game Design, Introdução aos Games, Filosofia, Elementos de Jogos (digital e analógico), Ganhos sociais e Gamificação no Trabalho.  “Com a vantagem de ser pioneiro, em disponibilizar um curso de gamificação, pretendemos qualificar tanto os alunos da própria instituição como profissionais e estudantes de outras unidades de ensino”, comenta o coordenador Fábio Caparica.

A gamificação, termo que designa o uso dos elementos dos videogames fora da área de entretenimento, é a principal aposta para o ensino de maneira personalizada e está sendo utilizada em vários segmentos de negócios. Percebendo a oportunidade de mercado, a Aeso-Barros Melo traz para a instituição os professores: Ian Viana Benicio, Valeska Martins e Rafael Formiga. Segundo a Gartner Group - consultoria internacional em TI – todo o processo de inovação nas entidades será “gamificado” até 2015. Ainda de acordo com a empresa, o mercado de Gamificação corresponderá, em 2016, a aproximadamente U$ 2,8 bilhões.

Conteúdo:

Módulo 1 ­ Introdução aos Jogos
1. Games ­ introdução, filosofia, autores… história
2. Elementos de Jogos  ­ digital e analógico
3. Psicologia e Motivação ­ Ganhos sociais, comportamento...

Módulo 2 ­ Design + Game Design
4. Metodologia de Design
5. Game Design

Módulo 3 ­ Gamificação
6. Introdução à Gamificação
7. Gamificação no Trabalho
8. Fechamento, críticas indicações além do básico