Natuza Ferreira/Aeso-Barros Melo

Biblioteca da Barros Melo agora é Biblioteca Nilzardo Carneiro Leão

agosto. 12, 2014

O professor dedicou 56 anos à carreira acadêmica e fez parte do corpo docente da instituição por mais de 15 anos

No Dia do Estudante e dos Cursos Jurídicos, 11 de agosto, a Aeso-Barros Melo festejou as datas com uma bela homenagem. Agora, a Biblioteca da instituição recebeu o nome de um dos maiores juristas de Pernambuco, Prof. Dr. Nilzardo Carneiro Leão. A solenidade ocorreu no prédio principal da instituição, no início da noite. Alunos, professores, funcionários, familiares do professor e membros da direção da Barros Melo estavam presentes na ocasião.

A diretora Ivânia de Barros Melo lembrou da importância de Nilzardo para o ensino do Direito e também para a instituição. Hoje aposentado, o jurista foi professor da faculdade por mais de 15 anos, dedicou 56 anos ao exercício do Direito e à vida acadêmica. São artigos, teses, livros publicados em seu nome e ainda dezenas de trabalhos de estudantes que tiveram sua orientação.

Confira uma entrevista com o Professor Nilzardo Carneiro Leão

Aeso: Professor Nilzardo, são 56 anos de ensino, me conte um pouco da sua trajetória.

Prof. Nilzardo: Olhe, eu sou professor titular na Universidade Federal de Pernambuco, fui fundador de pós-graduação lá, fui diretor de departamento também lá, pró-reitor, fui examinador em muitos concursos do Brasil inteiro. Assim que eu deixei a Faculdade de Direito da UFPE, imediatamente Ivânia me convidou para vir para cá. Eu já gostava da faculdade, da organização aqui, no sentido de cuidar dos alunos, do prédio, dos professores, horários que aqui tem. Achava isso formidável.

Aeso: Qual a sua especialidade no Direito?

Prof. Nilzardo: Eu sou advogado criminal e aqui na faculdade só assinei disciplinas de Direito Processual Penal. Quando eu cheguei aqui, eu tive a ideia de criar uma disciplina nova que é Teoria Geral do Processo. Fiquei ensinando sempre essa. Depois criei uma nova disciplina e foi aceita, Direito e Bioética e ensinei muito tempo. No período de eleição coloquei a cadeira de Direito Eleitoral.

Aeso: A vida acadêmica é a sua parte favorita?

Prof. Nilzardo: Eu gosto muito. Gostava de advogar, de escrever, de trabalhar com estudante. Fui professor em pós graduações, mas o que gosto mesmo é ensinar na graduação. Me dou bem com estudantes, nunca tive um atrito se quer. Não sou professor bonzinho, mas também não sou carrasco. Procuro desenvolver a inteligência do estudante. Eu acho que essa é a missão do professor, desperta no estudante a capacidade de pensar, meditar e buscar o caminho dele.

Aeso: E como o Sr. Se sente como pesquisador, professor e escritor co uma Biblioteca recebendo o seu nome?

Prof. Nilzardo: Eu acho uma das coisas mais bonitas que eu poderia receber, que um professor poderia receber. Do estudante é ser eleito o paraninfo, de uma faculdade é receber o nome em uma biblioteca. Não existe nada mais bonito do que ter seu nome ligado à uma biblioteca, aos livros, coisa que estive ligado a minha vida toda.

aeso - barros melo - direito - Nilzardo Carneiro Leão - biblioteca -