Professor da Barros Melo tem tese de doutorado aprovada

Sistemas de Informação
setembro. 08, 2014

O artigo estuda o desenvolvimento de soluções de software

O professor do curso de Sistemas de Informação da Aeso –Barros Melo, Fabrício Teles, defendeu sua tese de doutorado como conclusão da Pós- Graduação em Ciência da Computação que cursou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O artigo intitulado “Na Direção de uma Abordagem Dirigida por Modelos para o Tratamento de Atributos” foi apresentado e aprovado no dia 15 de agosto.

O estudo em questão propõe que no desenvolvimento de softwares, características como segurança, confiabilidade e desempenho sejam consideradas desde os estágios iniciais do processo até a sua finalização. Segundo Fabrício, a preocupação tardia com essas qualidades já foi comprovada como não ideal, pois pode resultar na inviabilidade operacional da solução ou na insatisfação do cliente.

Essa pesquisa pode permitir uma complementação ao conteúdo discutido em sala de aula, já que no curso de Sistema de Informação (SI) os alunos também aprendem como prevê a construção de soluções de software.  “Tento passar essa mensagem a todos os meus alunos nas disciplinas que ministro na Barros Melo, para que eles possam construir Sistemas de Informação de maior qualidade e que atendam ao máximo a demanda de seus clientes”, destacou o professor.

O assunto já foi objeto de estudo do docente em outras teses. “O tema é recorrente em minhas pesquisas desde minha graduação no CIn/UFPE, quando no meu trabalho de conclusão de curso (TCC) propus um processo para avaliação de desempenho em produtos de software. Já no meu mestrado, iniciei o estudo dos modelos computacionais, defendendo uma dissertação que apresentava uma abordagem baseada em modelos para a construção de sistemas computacionais de escalonamento”, completou.

Para quem quiser conferir o artigo, que contou com a parceria dos pesquisadores Nelson Rosa (UFPE) e Fernando Lins (UFRPE), ele será publicado no periódico International Journal of Web Engineering and Technology (IJWET).  Ainda relacionado ao tema, os mesmos autores tiveram o estudo “Realizing Quality Attributes of Service-based Business Processes: A Model-driven Approach”, aceito para publicação nos anais do 14th IEEE International Conference on Computer and Information Technology (CIT 2014), que será realizado na cidade de Xi'an, Shaanxi, China.

aeso - barros melo - sistemas de informacao - software - fabricioteles - soluções -