Curso de jornalismo promove atividade interdisciplinar

Curso de Jornalismo - Olinda
setembro. 08, 2014

O Interjornalismo acontece entre os dias 10 e 13 de setembro

Com o objetivo de propiciar a prática jornalística entre alunos de diferentes períodos, o curso de jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo promove o Interjornalismo. A dinâmica, que acontece a cada semestre, aborda nesta edição o tema Eleições.  As atividades acontecem entre os dias 10 e 13 de setembro, na Videoteca da Instituição, das 7h30 às 12h30, com exceção do sábado quando terminam às 13h30.

Divididos em cinco equipes, os estudantes podem simular a realidade de profissionais de diferentes veículos. Os grupos vão contar com a coordenação de professores da faculdade, são eles: Carolina Cavalcanti, com apoio de Gustavo Almeida, na área de TV; Rodrigo Martins, com apoio de Renata Cadena, em internet; Carol Leão e Mônica Fontana comandam a parte de jornalismo impresso; Marcos Araújo, com apoio de Ricardo Maia, orienta os trabalhos de rádio e Daniel Meirinho com fotojornalismo. As pautas realizadas pelos participantes devem se restringir às eleições para governador, deputados estaduais e federais e senador com foco em programas de governo e demanda da sociedade, legislação eleitoral e desafios do novo gestor.

No primeiro dia de encontro, Orson Lemos, Assessor do TRE, ministra palestra sobre Legislação Eleitoral (o que pode e o que não pode na campanha eleitoral) e os alunos Domingos Sávio, Ivson Souza e Mayra Couto, que participaram do Expocom Regional apresentam o artigo "A teoria na prática: as experiências de produção do Grupo de Estudos e Experimentação em Telejornalismo”. Também na quarta- feira, devem ser realizadas as reuniões e elaborações de pauta e a pré- produção das matérias.

Durante o Interjornalismo os times trabalham nos horários de aula. No sábado, os resultados devem ser apresentados em GT´s (Grupos de Trabalho) das cinco mídias (TV, Rádio, Impresso, Web e Fotografia) para os integrantes daquele GT e para dois profissionais do mercado e um docente da casa.

Cronograma:

Quarta - feira (10/09)

- Apresentação dos alunos que participaram do Expocom Regional.

- Explicação sobre Legislação Eleitoral (o que pode e o que não pode), com Orson Lemos,  Assessor do TRE.

- Reuniões de pauta.

- Discussão e elaboração de pautas

- Pré-produção das matérias.

Quinta - feira (11/09)

- Produção de matérias sob orientação/supervisão dos respectivos professores que encabeçarão cada grupo.

Sexta - feira (12/09)

- Finalização dos produtos jornalísticos.

Sábado (13/09)

- 07h30 às 10h (salas de aula) – Apresentação dos trabalhos nos GTs às respectivas bancas formadas por dois profissionais do mercado e um professor da Instituição.

- 10h30 às 13h30 (Cineteatro) – Apresentação dos trabalhos premiados em cada GT para todos os alunos. Encerramento."

Serviço:

Interjornalismo

Data: 10,11,12 e 13 de setembro

Horário: 07h30 às 12h30 (quarta, quinta e sexta-feira) / 07h30 às 13h30 (Sábado)

Duração prevista: 21 horas

Carga horária para o aluno: 3HHJH 10h