"Jornalismo Cultural, narrativas e desafios" é o tema do Interjornalismo

Curso de Jornalismo - Olinda
maio. 14, 2015

Os jornalistas Renata do Amaral e Talles Colatino e o apresentador Roger de Renor são convidados

Para o crítico e jornalista Daniel Piza, há um contingente sólido de consumidores potenciais do jornalismo cultural de qualidade e que sempre tem espaço, a ser criado e recriado com persistência, para quem se dispuser a produzi-lo no Brasil. Dessa vez, os alunos do 7º período do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) tornaram-se organizadores do Interjornalismo. Nessa edição, os estudantes estão dispostos a imergir na prática jornalística cultural. As atividades acontecem entre os dias 15 e 16 de maio, no Cineteatro da instituição, no primeiro dia das 9h às 11h, no segundo das 8h às 12h.

Este semestre, o Interjornalismo tem como foco discutir o papel do Jornalismo Cultural na formação crítica e cidadã dos estudantes. Pensando nisso, para um breve bate-papo com o corpo discente da instituição, a jornalista e doutora em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco, Renata do Amaral, o jornalista pós-graduado em crítica cultural pela UFPE, Talles Colatino, e o apresentador Roger de Renor falam sobre Jornalismo Cultural, narrativas e desafios. No sábado, a atividade para os participantes é a cobertura de três apresentações culturais, inclusive, elas já foram vistas durante o Intervalo Musical, projeto do curso de Produção Fonográfica que realiza pocket shows com alunos nos intervalos. Cada estudante irá realizar trabalhos e acordo com a oficina prática escolhida no ato da inscrição no Interjornalismo.

Para a docente e coordenadora do curso de Jornalismo Mônica Fontana, a iniciativa dos alunos do 7º período em produzir e organizar o evento é, de certa forma, livre. “Diante do interesse dos estudantes em participar da construção do Interjornalismo neste período, o evento se torna mais colaborativo e democrático, abordando um tema de gosto comum entre o corpo discente. Esta é a proposta adotada pelos alunos”, afirma.

Cronograma:
15/05 - 9h – 11h Palestra: “Jornalismo cultural, suas narrativas e desafios”.
Renata do Amaral
Talles Colatino