Campanha da Inata para o Lar Rejane Marques já está nas ruas

Curso de Publicidade e Propaganda - Olinda
maio. 28, 2015

O objetivo é arrecadar doações para manutenção mensal da instituição

Na noite desta quinta-feira o Lar Rejane Marques realizou o seu tradicional jantar para possíveis investidores. Este ano, no entanto, a instituição tinha algo mais a comemorar. Durante quatro meses foi desenvolvida para o Lar uma campanha publicitária. O trabalho é assinado pela Inata - agência experimental da Barros Melo - e vai dar muito o que falar. A equipe formada por alunos da IES, coordenada pelos professores Sandra Lima e Daniel da Hora, contou com uma ajuda vinda de Londres, o publicitário Mike Alhadeff.
O Lar Rejane Marques é uma ONG com atendimento voltado para crianças com deficiência mental e/ou física leve ou moderada que estão em situação de vulnerabilidade social ou abandono. Elas chegam até a instituição através de determinação do Juizado da Infância e da Juventude e de todos os Conselhos Tutelares do Grande Recife.

A campanha visa atingir a grandes empresários do Recife e também doadores voluntários. O objetivo é arrecadar fundos para manutenção da instituição sem fins lucrativos. O slogan é “Lar Rejane Marques. Acolhendo vidas, porque a gente acredita na solidariedade” e vai ser traduzido em diferentes peças e plataformas publicitárias, como outbus, folders, vídeos e uma presença massiva nas redes sociais a partir desta sexta-feira (29).

Alhaddeff veio de Londres, através do programa de intercâmbio da TIE (International Exchange), para colaborar com os trabalhos da equipe no setor de planejamento. “O trabalho em Londres é o oposto daqui, é um propósito diferente, aqui é tudo sobre como podemos ajudar as crianças. Eu acho que tem duas mensagens nessa campanha: a primeira é informar às pessoas o trabalho do Lar, como a instituição ajuda as crianças; a segunda é captar doações para cobrir o déficit”, explica Alhaddeff.

O londrino foi longe no planejamento das peças junto com a equipe da Inata. A campanha foi toda financiada pela arrecadação de doações ao intercambista. Seguindo a risca o que diz o título da campanha, Alhadeff chegou a saltar de paraquedas para conseguir mais verba para a Publicidade do Lar Rejane Marques. Pulos de paraquedas com a finalidade de arrecadação de dinheiro para caridade são rotineiros no Reino Unido. No caso dele, nenhuma empresa patrocinou o pulo. Mas com o vídeo em mãos Alhadeff criou uma página online para arrecadação de doações e em quatro dias de divulgação realizada por amigos e familiares foram arrecadadas 2 mil libras, investidas na produção dos trabalhos da campanha.

Enquanto o Lar Rejane Marques, batalha por mais visibilidade e colaboradores, a Inata atende clientes do terceiro setor há 11 anos. A campanha então é o casamento perfeito e busca captar recursos para cobrir 50% dos gastos da instituição. Hoje, o Lar Rejane Marques tem despesas com alimentação, manutenção da casa, além de equipe para o atendimento especializado dos mais necessitados e cuidadoras em tempo integral. Os fundadores conseguem cobrir apenas metade dos custos.

Saiba mais:

Inata – A agência experimental de Publicidade da Barros Melo está em atividade há mais de dez anos. Atende clientes reais de pequeno porte, além de ter parcerias formadas com organizações internacionais. Coordenada pelos professores Sandra Lima e Daniel da Hora, recebe periodicamente publicitários da Europa e dos Estados Unidos para desenvolver campanhas com os estudantes que já fazem parte da agência. A Inata já foi reconhecida como uma das melhores agências do Brasil, de acordo com o Prêmio Intercom.

Retrospectiva TIE/Inata - Em novembro (2008), a Agência Experimental Inata recebeu o publicitário Ryan Fischer, da Wieden + Kennedy Londres, que ajudou a desenvolver um plano de comunicação para o projeto Cozinha Solidária, da ONG GTP+. Em março de 2009, foi a vez de Ed Richards, da Leo Burnett, responsável pelo atendimento e planejamento para clientes como McDonald´s, Kellogg´s, participar de nova ação: Ed atuou junto a Inata no Projeto Edifício Ecológico. Em seguida, Anna Bradfield (JWT- Nova Iorque) criou a campanha da ONG Em Cena Arte e Cidadania.  Em abril de 2010, a Inglesa Micha Colombo, Diretora de Planejamento na Digit, trabalhou para o Grupo Ruas e Praças. Em outubro do mesmo ano, Harry Dromey, profissional de atendimento e planejamento publicitário, na Leo Burnett (Londres) participou de projeto para a GTP+. Em maio de 2011 foi a vez de Nazia Hussain (Bangladesh), Diretora de Estratégias Culturais na Ogilvy, de Londres, colaborar na campanha para a Biblioteca Multicultural Nascedouro, do MCBL (Movimento Cultural Boca do Lixo). No ano seguinte, quem visitou a Inata foi a publicitária da agência Landor London, Laura Pearlstein, e desenvolveu trabalhos para a Ong Em Cena. Em 2013, a agência experimental bateu um bolão junto com a londrina Sarah Walker. O trabalho era ajudar a dirigir uma campanha para 2014, o cliente era o Comitê Popular da Copa.

Confira abaixo alguns cliques do jantar de lançamento da campanha.

aeso - Publicidade e Propaganda - Inata - campanha - baros melo - mike alhadeff -