AESO-Barros Melo recebe cineastas franceses e sedia curso gratuito em agosto

Curso de Cinema e Audiovisual - Olinda
junho. 22, 2016

A oficina é trazida pelos Ateliers Varan, com sede na França

As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) sediam, a partir do dia 01º de agosto, a Oficina H2O Cine Recife, promovida pelos Ateliers Varan, em parceria com a Prefeitura do Recife. Serão oferecidas dez vagas para o curso que é gratuito e aberto ao público. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 07 de julho.Os candidatos não precisam ter experiência na produção de audiovisual. Após a finalização do curso, os filmes, produzidos pelos alunos, serão exibidos no Cinema São Luis, no Recife.

O primeiro passo para efetuar a inscrição é encaminhar e-mail para inscricao@proacultural.com.br expondo o interesse em participar da atividade. O candidato receberá de volta a ficha de inscrição, que deverá ser anexada, em um único arquivo em PDF, com currículo, texto de apresentação e carta de intenção.  Os maiores detalhes podem ser encontrados no site http://www.proacultural.com.br/noticias.

A pré-seleção será iniciada no dia 13/07 e a última etapa, composta das entrevistas via skype com os candidatos, deverá acontecer entre os dias 15 e 20 de julho. O resultado final dos contemplados será divulgado no site dos Ateliers Varan, dos demais parceiros da iniciativa no dia 21 de julho.

A oficina tem duração de sete semanas em tempo integral e as aulas serão ministradas na sede da AESO-Barros Melo (Jardim Brasil II, Olinda, PE) por quatro professores formados pelo Varan.  Os alunos trabalharão em duplas com kits completos de equipamentos para vídeo e som, incluindo câmeras HD digital, microfone e acessórios. Além disso, eles terão à disposição computadores com software de edição e montagem dos vídeos. A Oficina H2O Cine Recife está divida em três partes. A primeira contará com exercícios de filmagem, projeções de vídeos e pesquisa de campo. Na segunda fase, os alunos iniciarão as gravações e cada um fará em média de seis a sete filmagens, que serão projetadas coletivamente para aprendizado de todos e reorientação dos professores. Além disso, os facilitadores farão atendimentos individuais. Fechando a oficina, a partir da quinta semana de aula, os alunos editarão seus vídeos-documentários e, na última semana, todos os materiais estarão prontos para exibição, que acontece no Cinema São Luis, no Recife

Tema: Água e Meio Ambiente - O tema da água é o primeiro escolhido para permear uma nova série de cursos em várias cidades do mundo, a começar pelo H2O Cine Recife. Cidade margeada pelo mar e cortada por rios, o Recife possui a maior zona de mangue urbano do Brasil. Mas ainda enfrenta desafios no que diz respeito ao abastecimento de água, no tratamento do esgotamento sanitário e poluição das camadas freáticas. A partir da proposta do tema, o alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a cidade, abordando pontos positivos e desafiadores ajudando a revelar um Recife diferente.

Professores:

Daniele Incalcaterra, professor do curso e realizador - Como todos da equipe, submeteu-se à formação dos Alteliers Varan, tornando-se realizador e produtor. Hoje transita entre a Argentina, a Itália e a França, dirigiu filmes documentários tais que « Chapare », « Praça Vermelha », « Terra de Avellaneda », « Republica Nostra », “O Impenetrável”. Co-responsável do Atelier Varan de Bogotá em 2000, de Lisboa em 2004 e 2006 e de São Paulo em 2015.

Adriana Komives, professora do curso e montadora - Cineasta e montadora. Brasileira radicada na França. Trabalha para TVs como Arte, TV5. Colabora com alguns diretores brasileiros, Claudia Neubern, Paulo Pastorello. Dirigiu filmes de ficção e documentários : Les Lucioles, Tous les Enfants sont Fous, A república do Futebol, Transoceano. Ensina na Femis, INA, Le Fresnoy, DocNomads. Participou do Atelier Varan em Lisboa em 2006, na Albânia em 2012, na Colômbia em 2013 e em São Paulo em 2015.

Mariana Otero, professora do curso e realizadora - Realizadora francesa de filmes documentários, « La loi du collège », « Esta TV é a vossa » (em Portugal), « Nous voulons un autre monde », e para o cinema o muito premiado « História de um segredo », e os filmes  “Em nossas mãos”, “A céu aberto”. Ensina Cinema na Universidade de Poitiers, Na Escola de Cinema de Lausanne e nos Ateliers Varan. Responsável pelo estágio Atelier Varan na Ilha Mauricia, em 2002.

Catalina Villar, professora do curso e realizadora - Realizadora colombiana de documentários tais que « Cadernos de Medellin », « Toto la Momposina », « Patrcicio Guzman, uma história chilena », « Bemvindos à Colombia » e “A Nova Medellin”. Cria o Atelier Varan na Colômbia em 2000, colabora com o Atelier da Venezuela em 2002, Portugal em 2004, Albânia em 2013, São Paulo 2015. Ensina documentário na FEMIS, em Cali e em Barcelona.

Sobre os Ateliers Varan - Criados em 1978 por Jean Rouch, em pareceria com o Ministério das Relaçoes exteriores da França, tinha por objetivo inicial proporcionar o acesso à produção de audiovisual. Foi assim que foram criadas oficinas na África do Sul, Papua Nova-Guiné, Colômbia, Bolívia e Camboja, por exemplo. Em 1981 os Ateliers Varan estiveram no Brasil pela primeira vez para uma oficina na cidade de João Pessoa. Em 2015 voltaram para uma oficina de roteiro para documentário em São Paulo, numa parceria com o SESC.

Em números:

· Cerca de 1.500 filmes foram realizados pelos Ateliers Varan em 35 anos e em mais de 30 países;
· Em 2015, houve 31.700 visualizações desses filmes no vimeo;

Oficina H2O Cine Recife - curso de formação em audiovisual
Inscrições abertas: 20/06/16 à 07/07/16
Informações: http://www.proacultural.com.br/noticias ou (81) 98237.4020

aeso - barros melo - #coisadecinema - Canta Recife - Cinema e Audiovisual - França - ateliers varan - prefeitura do recife -