AESO-Barros Melo inscreve para Grupos de Estudos

agosto. 12, 2016

As atividades acontecem durante a semana

As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) abrem inscrições para quatro novos Grupos de Estudos nas áreas de Publicidade e Propaganda, Direito e Jornalismo. As atividades são voltadas para alunos de todos os 16 cursos da instituição. As inscrições para os interessados estão abertas até o dia 19 de agosto. Os estudantes precisam ficar atentos as formas de seleção para os Grupos.

As duvidas podem ser tiradas através da Coordenação de Pesquisa, com a professora Nataly Lima, através do e-mail coordenação.pesquisa@barrosmelo.edu.br.

Branding, Criatividade e Novas Tecnologias

O grupo de estudo Branding e as Novas tecnologias tem como objetivo ampliar o espectro de estudo da marca e seu uso em novos ambientes, sinalizando uma importante mudança do papel e da prática da publicidade, que sempre se destacou pela criatividade e pelo discurso persuasivo, mas vivencia atualmente um questionamento contínuo sobre os seus rumos. Variáveis importantes, como as novas tecnologias a serviço da comunicação e a baixa credibilidade do discurso publicitário como ferramenta central do processo de comunicação com o mercado e o crescimento da comunicação integrada de marketing, têm colocado a atividade publicitária em busca de uma nova posição ou configuração no contexto mercadológico, tendo como cenário mais abrangente as constantes transformações da sociedade do espetáculo ou da “sociedade hipermoderna”.

Forma de seleção: Prova escrita sobre Branding, Criatividade e Novas Tecnologias

Início das atividades: 02 de setembro

Dias dos encontros: sextas-feiras, 11h às 12h

Responsável: Simone Freitas

Marcas do Sexismo: a Publicidade e as Representações Sociais

O grupo de estudo Publicidade e a Representações Sociais tem como objetivo observar as relações de poder entre homens e mulheres na mídia. Neste sentido, é fundamental inteirarmo-nos que a publicidade e os meios de comunicação social em geral, não só refletem os papéis sociais de gênero como, simultaneamente, contribuem também para a mudança de valores e de normas sociais.

Forma de seleção: Prova escrita sobre Sexismo e Publicidade

Início das atividades: 05 de setembro

Dias dos encontros: segundas-feiras, 11h às 12h

Responsável: Simone Freitas

Comunicação e memória política

O objetivo do grupo é desenvolver estudos sobre a realidade política brasileira – e pernambucana em especial –, a partir da análise das narrativas e representação da mídia em geral sobre os fatos políticos contemporâneos, notadamente sobre o período da ditadura militar (1964-1985) e seus desdobramentos no presente. O grupo busca também resgatar parte da história política recente através de registros audiovisuais, enfocando as interligações entre história e memória relacionadas à experiência ditatorial militar brasileira, a transição para a democracia e aos fenômenos da comunicação de massa.

Forma de seleção: Prova escrita sobre comunicação e memória

Início das atividades: 30 de agosto

Dias dos encontros: quartas-feiras, 11h15 às 13h

Responsável: Marcos Araújo

Ficha de Inscrição

Terrorismo contemporâneo: poder e contrapoder

As ameaças que representam o terrorismo islâmico transnacional, que se mostram socialmente como o símbolo de uma afronta não apenas à soberania dos países economicamente mais desenvolvidos e a seu poderio militar, mas também ao modelo econômico adotado pelo ocidente, parecem confundir os gestores do poder e da coletividade, que, além de não saberem claramente quem é seu inimigo, terminam sustentando posições intolerantes contra grupos populacionais diversos, com os quais parece não manter pontos convergentes de identidade cultural. Portanto, o grupo tem como objetivo contribuir com a análise crítica acerca do terrorismo. Mais especificamente se busca contribuir com o estudo do Direito penal por meio do tema em questão, cuja contemporaneidade pode vir a estimular o interesse discente; analisar os movimentos terroristas contemporâneos, em relação àqueles característicos das ultimas décadas do século XX; analisar os elementos que fazem com que o terrorismo islâmico aparente ser incontrolável e especialmente ameaçador; analisar as orientações legais e doutrinarias que se dispõem a controlar a realização de novos ataques.

Forma de seleção: Prova escrita sobre terrorismo, poder e contrapoder

Data da seleção: 05 de setembro

Resultado: 08 de setembro

Início das atividades: 15 de setembro