Acervo Pessoal/Divulgação

Oficina de desenvolvimento de jogos na AESO-Barros Melo

Jogos Digitais
novembro. 09, 2016

O evento é gratuito e aberto ao público

“Super Mario Word”, “Sonic”, “Zelda”, “Grand Theft Auto V (GTA)”, “Minecraft”, “God of War”, “Pókemon GO”.  Esses são alguns dos jogos, que a partir do final do século XX, vem marcando gerações. Indo além do imaginário dos gamers, direto para a computação gráfica, onde os personagens ganham os primeiros sopros de vida, o mercado de trabalho exige a constante atualização de profissionais e estudantes. Compreender este universo tecnológico é estar também em sintonia com os tempos modernos. A AESO-Barros Melo, atenta ao cenário competitivo, promove nova edição do Game Jam, nos dias 25 e 26 de novembro, às 7h30, no Laboratório de Informática da Instituição. O evento é gratuito e aberto ao público.

O encontro é internacional e reúne criatividade, colaboração e experimentação. Na AESO-Barros Melo, o Game Jam ganha versão menor, mas com os mesmos pilares. Os participantes se reúnem para desenvolver ideias e criar jogos inovadores. O objetivo é proporcionar aos estudantes e interessados o primeiro contato com a atividade prática de produzir um jogo, enfatiza Ian Benício, coordenador do curso de Jogos Digitais na instituição.

Game Jam

O Game Jam é um evento mundial que acontece anualmente. Os desenvolvedores de jogos e interessados reúnem-se para concepção e criação de um ou mais jogos, dentro de um determinado espaço de tempo. O primeiro encontro foi realizado em 2009, em 53 locais de todo o mundo, com 1.650 participantes. Em movimento crescente, o Game Jam ganhou cada vez mais visibilidade. Em 2015 foi realizado em 485 locais e 73 países. Para participar, é preciso acesso à Internet para todos os envolvidos e aos recursos de desenvolvimento além de um coordenador. Após a divulgação do tema, os participantes são convidados a criar um jogo, que com ele esteja relacionado. Os produtos desenvolvidos ficam disponíveis no site. O evento foi realizado em janeiro de 2016, a próxima edição acontece nos dias  20 a 22 de janeiro de 2017.

aeso - barros melo - Jogos Digitais - Game Jam -