Alunos de Fotografia em visita ao acervo da Fundaj

março. 16, 2017

Visita técnica ampliou abordagem de temática trabalhada em sala de aula

Estudantes do curso de Fotografia da AESO-Barros Melo participaram de uma verdadeira viagem no tempo. Eles foram até a Fundação Joaquim Nabuco e visitaram a Coordenação de Cocumentação e Pesquisas Históricas. Lá foram recebidos por Albertina Lacerda Malta que deu uma aula de processos históricos da fotografia.

Os alunos puderam observar e manusear originais fotográficos dos séculos XIX e XX, incluindo daguerreótipos, ferrótipos, ambrótipos e outros processos. A visita foi uma oportunidade privilegiada de perceber as especificidades desses processos pioneiros da fotografia e entender de fato o que diferencia um processo do outro. O roteiro da visita também incluiu a Villa Digital, um projeto de democratização de acesso ao acervo, através da digitalização e disponibilização de obras.

O objetivo das visitas técnicas realizadas em diferentes áreas ao longo do curso na Barros Melo é estimular o desenvolvimento do aluno através de abordagens diversificadas, equilibrando teoria e prática, pesquisa e aplicação.

O acervo da Fundação Joaquim Nabuco abriga diversas coleções e é reconhecido com um dos mais importantes acervos de fotografia do Brasil. Entre outros destaques, possui uma diversidade de processos fotográficos difícil de encontrar até mesmo em instituições internacionais.

aeso - Dia Mundial da Fotografia - visita técnica - acervo -