Compacto RTVI: um passo além das fronteiras

Rádio, TV e Internet
março. 09, 2017

Com as produções audiovisuais, os alunos de RTVI saíram dos muros da instituição e desbravaram novos cenários

Documentários, videoclipes, curta-metragens, webséries, comerciais e cobertura de eventos. Esses foram alguns dos trabalhos executados pelos alunos do curso de Rádio, TV e Internet ao longo do ano de 2016. Algumas dessas produções foram reunidas no Compacto de TV, um vídeo com cinco minutos de duração que serve como exemplo das habilidades e capacidades produtivas dos estudantes.

Para o coordenador do curso, Rodrigo Martins, incentivar a produção dos alunos, é estar um passo a frente do competitivo mercado de trabalho, "uma das coisas mais bacanas que a instituição e o curso podem oferecer, são as experiências e as possibilidades de colocar em prática os conhecimentos adquiridos”, completa Rodrigo.

Um dos eventos realizados pelo curso que instiga a produção de peças audiovisuais é o Desafio de Interprogramas. Para participar os alunos preciam produzir vídeos de até 60 segundos com temáticas sociais. Os três melhores são exibidos em TVs públicas parceiras da instituição, TV Pernambuco, TV Universitária, TV Nova Nordeste e o Canal Capibaribe. Realizado anualmente, em 2016 o evento totalizou sete trabalhos inscritos, elaborados e produzidos pelos estudantes.

Outra atividade realizada pelos alunos de RTVI é a cobertura de eventos. Entre palestras, debates e bastidores, duas coberturas merecem destaque em 2016, o Jack Daniel's Festival e o Coquetel Molotov, ambos eventos de música parceiros da Barros Melo. Os alunos captaram imagens, realizaram entrevistas e depois finalizaram o material, tudo orientado pelo coordenador da graduação, Rodrigo Martins.

Fugindo do padrão de seriedade e dando espaço para a diversão, videocliples, webséries, comerciais e curta metragens também foram produzidos. Oluparun 2, um curta metragem de terror e suspense, sangue e surpresas, retrata a história de dois amigos que beberam a cachaça de um  despacho.  “A produção foi muito divertida, quando assisti ao produto finalizado vi que de fato conseguimos passar o clima que queríamos, pois pode não parecer, mas todas as cenas foram gravadas entre momentos de muitas risadas, comenta Monicky Lauriano, uma das estudantes envolvidas nos trabalhos.

aeso - barros melo - chamada de trabalhos - compacto -