AESO-Barros Melo promove 2º Formule no MAMAM

Artes Visuais
março. 02, 2017

Programação acontece entre março e abril com palestras de profissionais do mercado criativo

Os desafios dos empreendedores criativos vão ser detalhados na segunda edição do Formule. O evento é uma iniciativa das Faculdades Integradas Barros Melo - AESO e, este ano, leva para o MAMAM (Museu de Arte Moderna Aluízio Magalhães) uma série de palestras sobre Economia Criativa. O Formule acontece durante os meses de março, abril e maio, sempre na primeira terça-feira, às 14h. Os encontros são gratuitos e abertos ao público em geral. Inscreva-se para o primeiro dia.

Nos encontros são discutidos temas transversais aos setores da economia criativa que desafiam os empreendedores a desenvolver e adotar posturas que facilitem a identificação de oportunidades e a gestão de redes de cooperação. Cada encontro aborda uma temática, são elas: Arte & Tecnologia; Comunicação & Cultura e Comunicação e Convergência. Os objetivos do Formule são discutir e vislumbrar as conexões existentes entre os diversos elos da cadeia produtiva da área, além de promover a interdisciplinaridade para estudantes e interessados no conteúdo por meio do debate.

No dia 07 de março, os designers H.D. Mabuse e Tarciana Andrade e o jornalista e produtor cultural Gutie (Antonio Gutierrez) falam respectivamente sobre Tecnologias digitais e processos colaborativos aplicados à arte; Cultura Maker e Fabricação Digital em favor da criação artística; e Festivais independentes e a difusão das experiências em arte e tecnologia

As outras etapas do evento ocorrem nos dias 04 de abril e 02 de maio. A programação será divulgada em breve.

Saiba mais sobre os palestrantes
Tarciana Andrade é designer, professora universitária e coordenadora do LOUCo - Laboratório de Objetos Urbanos Conectados, do Porto Digital. Seu trabalho une Design Estratégico, Internet das Coisas e Fabricação Digital.

H.D. Mabuse é consultor em design do C.E.S.A.R, onde desenvolve serviços e produtos com foco nas pessoas. Tem trabalhado desde 1990 com colaboração, comportamentos emergentes, e remix de diversas linguagens nas áreas das artes visuais, design e música. Foi um dos fundadores do Re:combo, onde atuou de 2001 até 2008, período no qual teve projetos com o coletivo selecionados para exposições no Instituto Cultural Itaú, MAMAM, Walker Street Center e Centro Cultural Banco do Brasil. Em 2014 fez parte do grupo de artistas do projeto Recife: The Playable City.

Antonio Gutierrez (Gutie) é jornalista e produtor cultural. Criador e diretor do Festival Rec-Beat, que acontece no período de carnaval, no Recife. Atualmente o Rec-Beat está entre os mais importantes festivais independentes do Brasil e em 2016 completou 21 anos de existência. É também criador e diretor dos festivais: ANIMAGE (Festival Internacional de Animação de Pernambuco) e CONTINUUM (Festival de Arte e Tecnologia do Recife). É membro fundador da ADIMI – Associación para el Desarollo de la Industria de la Musica Iberoamericana. Membro da Asociación Latinoamericana de Managers Musicales (MMFLatam). Teve participação ativa na construção e disseminação do movimento Manguebeat, que eclodiu no Recife no início dos anos 1990. Foi produtor e empresário das bandas Cordel do Fogo Encantado (1999 a 2010) e Mundo Livre S/A, (1994 a 2000).

barros melo - aeso - extensão - Formule -