Inscrições abertas para Grupos de Estudos


Institucional
fevereiro. 17, 2017

As inscrições seguem até o dia 24 de fevereiro

As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) abrem inscrições para 13 grupos de estudos nas áreas de Artes, Publicidade, Jornalismo, Direito, Cultura, Design, Fotografia, Música e Política. As atividades são voltadas para alunos dos mais variados cursos da instituição. As inscrições para os interessados estão abertas até o dia 24 de fevereiro. O início dos grupos está previsto para o dia 08 de março. Os estudantes precisam ficar atentos as formas de seleção para os Grupos.

As duvidas podem ser tiradas através da Coordenação de Pesquisa, com a professora Nataly Lima, através do e-mail coordenação.pesquisa@barrosmelo.edu.br.







CALENDÁRIO:

Inscrições: até 24 de fevereiro de 2017

Prova escrita: 01 de março (Redação correlacionando o tema do grupo ao interesse do estudante), das 11h15 às 12h30.

Divulgação: 07 de março de 2017

Início dos grupos: a partir do dia 08 de março de 2017



CONFIRA OS GRUPOS DE ESTUDOS

Direito, Violência e Políticas de Segurança no Brasil Sob Perspectiva Sociológica – O Grupo apresenta como tema a relação entre comportamentos violentos, políticas de segurança e controle social no Brasil. Desse modo, a partir de óticas micro e macrossocial, a ideia é contemplar a reflexão crítica sobre o problema, as origens dos comportamentos violentos, o controle de si e as dinâmicas psicossociais da sociabilidade violenta, os laços de confiança e as percepções diversificadas do que é a violência, até os processos sistêmico-estruturais de definição dos parâmetros das estratégias de controle social formal e informal.

Professor Responsável: Glauber Lemos

Datas e Horários: Segundas-feiras, das 16h às 18h

Vagas: 6 vagas



Política Criminal e Direito penal: a influência do pensamento de Roxin na Teoria do Delito - Considerando a relevancia da obra Claus Roxin para o Direito penal do nosso tempo, o grupo tem o objetivo de estudar algumas das principais teorias desenvolvidas pelo autor: Funcionalismo garantista, Teoria dialética da pena, Imputação objetiva, Domíno do fato, autoria e participação, conflitos de bens jurídicos e possíveis soluções político-criminais

Professor Responsável: Izabella Barros Melo

Datas e Horários: Sextas-feiras, das 16h às 18h. (encontros quinzenais)

Vagas: 15 vagas



Direitos humanos, justiça socioambiental e comunicação - O objetivo do grupo é enfrentar as temáticas de direitos humanos sob uma perspectiva multidisciplinar, envolvendo olhares dos diversos cursos de graduação, suas especificidades e habilidades, na composição de debates, aprofundamento e reflexão de textos e principalmente na produção de material de conscientização e educação para o empoderamento em direitos humanos. Os estudantes terão como missão fundamental encontrar alternativas para essa mudança paradigmática dentro de uma perspectiva de justiça socioambiental e responsabilidade na sociedade da informação.

Professor Responsável: Virginia Leal

Datas e Horários: Quartas-feiras, das 11h às 12h

Vagas: 25 vagas



Processos migratórios e conflitos internacionais - Desenvolver a pesquisa, discussão, produção e publicação de textos científicos, com o fim de amadurecimento de pensamento crítico em matéria do Direito Internacional dos Refugiados e da Migração, a partir da análise da doutrina e legislação nacionais, estrangeiras e demais tratados, princípios e práticas internacionais que refletem qual a evolução do direito e das políticas públicas em favor dos indivíduos migrantes e refugiados.

Professor Responsável: André Meireles

Datas e Horários: Sextas-feiras, das 14h às 16h (Encontros quinzenais) 

Vagas: 12 vagas

 

Grupo de Estudos Sobre Cenas Culturais - O objetivo do Gescc - Grupo de Estudos Sobre Cenas Culturais está centrado no desenvolvimento de um estudo acerca do conceito de cena cultural a partir das interações relacionais entre cultura, atores sociais, gênero de produção cultural, dispositivos midiáticos e a tessitura urbana em que a cultura é consumida.

Professor Responsável: Diego Carreiro

Datas e Horários: Quartas-feiras, das 11h10 às 13h 

Vagas: 15 vagas



Grupo de estudo sobre cinema de terror - O grupo objetiva permitir o debate com os alunos acerca de técnicas de análises fílmicas com destaque para questões narrativas e estéticas além de desenvolver nos alunos noções de pré-produção, produção e pós-produção audiovisual.

Professor Responsável: Filipe Falcão

Datas e Horários: Segundas-feiras, de 11h às 13h

Vagas: 15 vagas



Grupo de Estudos em Comunicação, Cultura e Convergência - Refletir sobre o cenário de transformações na Comunicação e na Cultura Contemporâneas amplamente afetadas pela convergência midiátia. Pautando-se em análises de casos contemporâneos e discussões teóricas, o grupo tem por objetivo a reflexão teórico-crítica, assim como a produção de conteúdo multimídia para um blog voltado para temos comuns ao escopo de trabalho do grupo.

Professor Responsável: Rodrigo Martins eIgor Cabral

Datas e Horários: Terças-feiras, de 11h às 12h40 

Vagas: 10 vagas



Identidade visual e transmídia – O uso do termo transmídia faz referência ao uso de algumas mídias para contar uma história ou transmitir uma mensagem a determinado público. Assim, as diferentes mídias transmitirão variados conteúdos para o público de forma que os meios se complementem, sendo encontrado muitas vezes, um conteúdo específico para cada uma. Desta forma o grupo de estudo pretende averiguar o uso e apropriação da transmídia por marcas e verificar a pertinência do uso de uma metodologia projetual de design nessa construção.

Professor Responsável: Lia Madureira Ferreira, Lednara de Castro Silva, Tereza Pereira

 

Datas e Horários: Terças-feiras, das 13h às 15h 

Vagas: 10 vagas



Grupo de estudos sobre linguagem fotográfica - Vivemos em um mundo rodeado, atravessado por imagens. Elas estão em todos os lugares, permeiam as relações humanas, delineiam a memória, constroem a realidade, nosso entendimento de mundo. Apesar disso, de toda essa participação na sociedade, ainda temos uma relação ingênua ou superficial com as imagens. O fotógrafo hoje não é apenas aquele que opera uma câmera e produz imagens, mas só coloca, cada vez mais, como sujeito que pensa sobre essa produção. O Grupo de estudos, reforçando a vocação e trajetória do bacharelado em Fotografia, buscará contribuir para o aprofundamento na reflexão sobre a produção e o consumo de fotografias – e imagens.

Professor Responsável: Eduardo Queiroga

Datas e Horários: 1a e 3a quartas-feiras do mês (encontros quinzenais), das 11h às 12h40.

Vagas: 20 vagas



Arte Sonora - A Arte Sonora é uma temática contemporânea bastante transversal que aciona música e sonoridades em convergência com as artes visuais, performances, happenings e instalações. É um tema interessante para trazer na prática mais um nicho de atuação para os alunos de Produção Fonográfica, Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Rádio, TV e Internet, Design Gráfico e demais cursos interessados na proposta do grupo de estudo, pois congrega expertises em prol de um projeto compartilhado. O objetivo do grupo é discutir referências de trabalhos de Arte Sonora, além de conceitos sobre a temática. Ao final do semestre será desenvolvido um produto, o qual vinculará teoria e prática.

Professor Responsável: Ricardo Maia

Datas e Horários: Terças-feiras, das 13h às 15h

Vagas: 20 vagas



Arte - Loucura, fantasma e feminismo - O grupo de estudo terá como tema as ideias de: loucura, fantasma e feminismo. Proporemos, ao longo dos encontros, estudos teóricos, históricos e exercícios de criação em arte envolvendo o vídeo, a fotografia e a performance. Em nossos encontros discutiremos a história dos manicômios, tendo como foco a mulher. Mulheres foram internadas, muitas vezes, por não corresponderem aos estereótipos ligados ao gênero ou por não se encaixarem dentro daquilo que a sociedade esperava delas. A raiva, o medo, a desobediência e a sexualidade da mulher eram considerados comportamentos histéricos que precisavam ser corrigidos. Os encontros do grupo serão distribuídos entre a FIBAM e o Hospital Ulysses Pernambucano (HUP) – conhecido por Tamarineira. As ideias centrais do projeto são: loucura, fantasma, ruína e feminismo.  As atividades contemplarão leituras e discussão de textos, criação de um diário individual, criação de trabalhos ligados ao vídeo, à fotografia e à performance, escrita de artigos e organização de uma exposição efêmera e coletiva.

Professor Responsável: Milena Travassos

Datas e Horários: Quartas-feiras, das 13h30 às 15h30. 

Vagas: 15 vagas



LabjorTV - Proporcionar aos alunos de Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo, de todos os períodos, a prática e a experimentação do Telejornalismo, inserindo-os na rotina de trabalhos em equipe e incentivando-os no espírito do comprometimento, da coletividade, da integração, da proatividade e da experimentação.

Professor Responsável: Carolina Cavalcanti

Datas e Horários: Quintas-feiras, das 11h10 às 12h10

Vagas: 25 vagas



Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Rádio em Pernambuco - O objetivo do grupo é desenvolver estudos sobre o rádio em Pernambuco, sua evolução histórica, as inovações tecnológicas e os novos modelos de produção radiofônica. Pretende-se também uma análise sobre a audiência entre as principais emissoras do Recife e Região Metropolitana, possibilitando acompanhar a evolução das dinâmicas do mercado radiofônico local. A ideia é também contribuir para uma visão crítica e atualizada da evolução do veículo no campo dos mídia e no mercado da indústria cultural, subsidiando reflexões em benefício tanto de profissionais  do setor, quanto do público em geral.

Professor Responsável: Marcos Araújo

Datas e Horários: Quartas-feiras, 11h15 às 13h.

Vagas: 15 vagas

aeso - barros melo - Grupos de Estudos -

voltar

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.  Política de Cookies   Política de Privacidade.
Aceitar