Compacto RTVI: Um grande ano, para um grande curso

Rádio, TV e Internet
fevereiro. 14, 2017

Alunos do curso reúnem em compacto os melhores trabalhos de rádio realizados no ano passado

Em 2016 a criatividade rolou solta nas turmas de Rádio, TV e Internet das Faculdades Integradas Barros Melo. Os alunos utilizaram os estúdios da instituição para o desenvolvimento de projetos, participaram de competições, tiveram parcerias com estudantes de outros cursos e o mais importante: adquiriram experiência e conhecimento com os resultados. Tudo isso está reunido em um compacto editado pela equipe do estúdio de Rádio da AESO-Barros Melo. Confira o compacto aqui.

O estúdio de rádio foi palco da produção de vários trabalhos, como locução, produção de folei, trilha sonora e entrevistas. Um dos principais projetos realizados pelo curso é o Desafio de Rádio, um evento de temática social que incentiva a produção de peças radiofônicas. O objetivo é produzir interprogramas de até 60 segundos, os melhores têm seu material divulgado na emissora local e parceira, Frei Caneca. Com edições anuais, em 2016 o evento somou sete trabalhos inscritos, todos pensados e produzidos pelos estudantes.

O coordenador do curso, Rodrigo Martins, comenta a importância de estimular a produção dos alunos. “Hoje o profissional, além de um bom currículo, precisa de um ótimo portfólio. Uma filosofia da AESO e do curso de Rádio, TV e Internet é que a melhor forma de inserção do aluno no mercado de trabalho é o desenvolvimento das habilidades e capacidades produtivas. O curso é um diálogo, entre academia e mercado. As parcerias ajudam a estabelecer essa proximidade”, explica Rodrigo.

O curso investiu ainda nas produções para a web em tempo real. Em agosto e setembro de 2016 uma equipe de estudantes coordenada pelo professor Rodrigo Martins foi responsável pela exibição dos debates. Foram quatro alunos responsáveis pela produção, captação de imagens,  transmissão online e monitoramento.

O espaço também serviu para que os alunos embarcassem na criatividade, saindo das produções voltadas para a informação, arriscaram na interpretação em programas de comédia e na dramatização de rádio novelas. "Para mim o maior desafio foi a preparação como atriz. Eu achava que eu só tinha que chegar lá e falar o que estava escrito no papel. Aos poucos a gente foi entendendo que realmente precisávamos de uma preparação para isso e o professor Valdir Oliveira, que além de radialista também é ator, nos ajudou nisso. Foram dias divertidos de ensaios até cada um de fato se encontrar dentro do personagem e aí na hora de gravar tudo fluiu”, conta Monicky Lauriano, uma das alunas envolvidas nos projetos.

aeso - barros melo - Rádio Tv e Internet - compacto -