AESO - Faculdades Integradas Barros Melo




Produção Fonográfica

O tecnólogo em Produção Fonográfica atua em todas as etapas do processo de produção de áudio: pré-produção, gravação, edição, mixagem e masterização, operação de som, divulgação e distribuição do produto final. Domina tecnologias de gravação e produção de áudio para todas as mídias existentes e opera equipamentos de som em estúdios de gravação, rádio, TV e live PA. O curso de Produção Fonográfica das Faculdades Integradas Barros Melo vem abastecer este mercado de trabalho, sendo o primeiro curso específico de formação superior para profissionais técnicos da Região.

O profissional de Produção Fonográfica atua na criação e edição de vinhetas, trilhas, sound effects e conteúdo musical para CDs, DVDs, comerciais, filmes e games. Os formados também podem exercer como sonoplastas e operadores de áudio de emissoras de rádio e TV; DJs; editores de áudio e vídeo de produtoras independentes; responsáveis por estúdios de jingles, ensaios e gravações de bandas e artistas;

A ótima infraestrutura é um diferencial da FIBAM. A faculdade conta com laboratórios de informática, estúdios de rádio, televisão, fotografia, animação digital, ateliês de artes plásticas, laboratórios de impressos, entre outros. As salas de aula são equipadas com datashow e equipamentos de TV.

Reconhecido- Portaria SETEC nº 13 de 02/03/2012, publicada no D.O.U. em 06/03/2012 
Expandir Texto

Mensalidade

Até dia o 05 de cada mês,R$ 842,60. Após dia o 05, R$ 910,92.

Duração

4 semestres

Vagas

80

A Barros Melo realiza frequentemente seminários e debates gratuitos com personalidades e profissionais do mercado. A Barros Melo também tem uma parceria com o maior festival de música independente do País, o Abril Pro Rock, que produziu o Festival Microfonia juntamente com a Barros Melo. O fruto da parceria também propicia aos alunos diversas palestras sobre temas ligados à produção musical . Os estúdios Fábrica, Carranca e Mr. Mouse também atuam junto à Barros Melo. Os alunos da instituição também colocam todo o conhecimento de sala de aula nos Festivais Jack Daniels e Coquetel Molotov

A faculdade mantém uma Central de Estágios (CEA) que, em convênio com mais de 600 empresas locais, viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos das salas de aula e espalhados pela IES. 

A instituição conta ainda com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Este programa é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa dos alunos. Ainda no incentivo à pesquisa, a Barros Melo disponibiliza a Revista Pense Virtual - material de divulgação dos artigos acadêmicos produzidos pelos alunos.  Ainda na área acadêmica, a AESO-Barros Melo também oferta diversos Grupos de Estudos que pesquisam temas atuais e interdisciplinares.
DISCIPLINAS   | PROFESSORES | TITULAÇÃO

ACÚSTICA I / II  -  Renata Leça  -  Mestre
ATIVIDADES COMPLEMENTARESAUDIOVISUAL  -  Rodrigo Martins  -  Mestre
CONEXÕES E MONTAGEM DE SISTEMAS DE SONORIZAÇÃO  -  Henrique Müller  -  Mestre
ELABORAÇÃO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS CULTURAIS  -  Mayra Waquim  -  Mestre
ELETRICIDADE E ELETRÔNICA  -  Henrique Müller  -  Mestre
EMPREENDEDORISMO  -  Sandro Prado  -  Mestre
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I / II
ESTUDOS CULTURAIS E ANTROPOLÓGICOS  -  Glauber Lemos  -  Doutor
ÉTICA E LEGISLAÇÃO  -  Arthur Magalhães  -  Mestre
HISTÓRIA DA MÚSICA   -  Diego Carreiro  -  Doutor
IMAGEM E MÚSICA  -  Lia Madureira  -  Mestre
INTRODUÇÃO A HARDS E SOFTS DE MÚSICA   -  Danilo Lúcio  -  Especialista
INTRODUÇÃO AO SOM  -  José Guilherme Lima  -  Doutor
METODOLOGIA CIENTÍFICA  -  Sandra Helena Andrade  -  Mestre
MÚSICA ELETRÔNICA  -  José Guilherme Lima  -  Doutor
OFICINA DE PRODUÇÃO DE EVENTOS  -  Mayra Waquim  -  Mestre
PERCEPÇÃO FREQUENCIAL  -  Cláudio Moura  -  Especialista
PERCEPÇÃO HARMÔNICA   -  Cláudio Moura  -  Especialista
PERCEPÇÃO MELÓDICA  -  Cláudio Moura  -  Especialista
PERCEPÇÃO RÍTMICA  -  Cláudio Moura  -  Especialista
PÓS-PRODUÇÃO I – MIXAGEM   -  Danilo Lúcio  -  Especialista
PÓS-PRODUÇÃO II – MASTERIZAÇÃO E FINALIZAÇÃO  -  Danilo Lúcio  -  Especialista
PRÁTICA DE PRODUÇÃO FONOGRÁFICA  -  Ricardo Maia  -  Doutor
PRODUÇÃO E INDÚSTRIA FONOGRÁFICA  -  Ricardo Maia  -  Doutor
PRODUÇÃO, DIVULGAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MÚSICA NA INTERNET  -  Ricardo Maia  -  Doutor
PROJETO INTEGRADOR – PRODUÇÃO MUSICAL (FONOGRAMA E EVENTO)  -  Ricardo Maia  -  Doutor
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL  -  Glauber Lemos  -  Doutor
SOM PARA GAMES  -  Henrique Müller  -  Mestre
SOM PARA PUBLICIDADE E PROPAGANDA  -  Danilo Lúcio  -  Especialista
SONORIZAÇÃO E EFEITOS DE SOM PARA VÍDEO E CINEMA  -  Ricardo Maia  -  Doutor
TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO  -  José Guilherme Lima  -  Doutor
TEORIA E HARMONIA MUSICAL I / II  -  Marco César  -  Especialista
TÓPICOS ESPECIAIS
VIDEOCLIPE   -  Marcos Santos  -  Mestre
WORKSTATIONS DIGITAIS  -   José Guilherme Lima  -  Doutor
LIBRAS (OPTATIVA)  -  Ana Lúcia Pereira  -  Especialista