Ventura na Escola exibe “O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas”

Curso de Cinema e Audiovisual - Olinda
maio. 23, 2019

No roteiro, a vida de dois jovens da periferia que se cruza no cenário de violência urbana

Segunda-feira (27/05), às 13h30, o Ventura na Escola, projeto de extensão organizado pelo Bacharelado em Cinema e Audiovisual das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), promove sessão do documentário: O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas (2000), na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Desembargador Renato Fonseca, no bairro de Jardim Brasil II.

Dirigido por Paulo Caldas e Marcelo Luna, o longa-metragem propõe acompanhar dois personagens reais, de uma mesma origem e realidade social, mas com trajetórias bem distintas na vida. Eles são Helinho e Garnizé. O primeiro, de 21 anos, é um justiceiro, conhecido na comunidade como “O Pequeno Príncipe”, acusado de matar 65 bandidos no município de Camaragibe (PE) e em bairros de subúrbio. Já Garnizé, 26 anos, é músico e componente da banda de rap, “Faces do Subúrbio”. Militante político e líder comunitário, em Camaragibe, o rapaz usa a cultura para enfrentar a difícil sobrevivência na área. São dois jovens de uma mesma periferia, com vidas cruzadas pelo mesmo tema: a violência urbana.

O objetivo do Ventura na Escola é propiciar aos alunos do ensino médio, uma percepção diferenciada da arte cinematográfica, bem como das mensagens que ela transmite. Além disso, o evento possibilita uma análise crítica da utilização do filme, em sala de aula, salientando as possibilidades para o ensino, pesquisa e transformação pelo social.

Serviço:
VENTURA NA ESCOLA
Sessão #2 (2019-1)
Quando: 27 de maio, às 13h30.
Filme: O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas (Bra., 2000), de Paulo Caldas e Marcelo Luna.  73 min.
Local: EREM Desembargador Renato Fonseca. Jardim Brasil 1, Olinda.

cineclube - ventura -