Acontece sábado, na Aeso, a XXIV Maratona de Programação



Na manhã do próximo sábado (14), acontecerá nas Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), em Jardim Brasil – Olinda, a XXIV Maratona de Programação. O evento visa promover a criatividade, capacidade de trabalho em equipe,  busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

O encontro, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, é destinado aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de Computação e áreas afins, como Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Matemática.

A competição é dividida em duas etapas: regional e nacional. A primeira ocorre em várias localidades do país e é classificatória para a segunda, que acontece em uma cidade diferente a cada ano. Em 2019, a final nacional da maratona será realizada em Campina Grande (PB), entre os dias 07 e 09 de novembro.

Durante a fase regional, os participantes são divididos em equipes, denominadas de “times”. Eles são compostos por três estudantes, que tentarão resolver, em um período de cinco horas, o maior número possível dos dez ou mais problemas que são entregues no início da competição.

Cada grupo representa a instituição de ensino superior onde estuda e tem à disposição, para ajudá-lo a vencer a batalha contra o relógio e os questionamentos propostos, apenas um computador e materiais impresso (livros, listagens, manuais). O grupo vencedor da etapa nacional ganhará vaga para representar o Brasil no Mundial, acontece em Moscou, na Rússia.

voltar