Comissão Própria de Avaliação (CPA)

O que é a CPA?

CPA é a Comissão Própria de Avaliação instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES (Lei nº 10.861/04), responsável pelos processos de avaliação interna da instituição.

Quem compõe a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação - CPA é formada por representantes dos corpos docente, discente, técnico-administrativo e sociedade civil organizada nomeados através de portaria expedida pela direção das Faculdades Integradas Barros Melo.

Quais os objetivos da CPA?

O processo de autoavaliação desenvolvido pelas Faculdades Integradas Barros Melo tem como objetivo buscar indicadores que possam avaliar a diversidade de valores e percepções do mundo acadêmico e os relacionamentos oriundos de seus atores e integrantes, interna e externamente, visando o comprometimento contínuo com a dinamicidade das mudanças do ambiente educacional.

Por que uma avaliação Institucional?

A Lei nº 10.861/04, que o instituiu o SINAES, tem por base três instâncias que caracterizam três processos distintos de avaliação:

1) avaliação institucional;
2) avaliação dos cursos de graduação;
3) avaliação do desempenho dos estudantes, através do ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Cada um destes processos faz uso de instrumentos próprios de avaliação, desenvolvidos em situações e momentos distintos, mas que se articulam como parte de um mesmo sistema de avaliação.

A avaliação institucional é uma ferramenta importante para o planejamento acadêmico, além de permitir que sejam identificadas áreas problemáticas, apontando os setores que precisam de melhorias.

Como a instituição é avaliada?

A Avaliação Institucional é feita por meio de análise de documentação e de dados; questionários com os corpos docente, discente e técnico-administrativo; entrevista com os coordenadores de curso e reunião com os gestores. Além disso, a Instituição é avaliada constantemente por meio da ouvidoria online, o “fale conosco” do site das Faculdades Integradas Barros Melo.

O que se avalia?

A CPA das Faculdades Integradas Barros Melo organiza o processo de avaliação da IES (Instituição de Ensino Superior) nos seguintes planos:

• Planejamento e Avaliação Institucional;
• Desenvolvimento Institucional;
• Políticas Acadêmicas;
• Políticas de Gestão;
• Infraestrutura Física.

A avaliação é feita de acordo com as diretrizes propostas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, dentro do calendário estabelecido pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES.

Que dimensões são avaliadas pela CPA?

ORGANIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO POR EIXOS DE ACORDO COM O INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA DO MEC DE AGOSTO DE 2014

EIXO 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do SINAES. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.

EIXO 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do SINAES.

EIXO 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do SINAES.

EIXO 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do SINAES.

EIXO 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do SINAES.

Membros da CPA (segmentos da IES e seus representantes):

- Corpo Docente:
Sandra Helena de Andrade (Coordenadora)
Angélica Bezerra Martins

- Corpo Discente:
Tâmara Maria Cordeiro Ferreira Dantas
Luciana Rodrigues Silva de Melo (suplente)

- Corpo Técnico-administrativo:
Nilma Cunha Paraíso
Sydia Magnólia Ribeiro Pinto de Sousa

- Sociedade Civil Organizada - ABYCABEPE (Associação dos Babalorixás e Yalorixás dos cultos Afro Brasileiros do Estado de Pernambuco):
Manoel do Nascimento Costa

Portaria da Nomeação dos Membros da CPA

Local de Atendimento da CPA:
Sala 3E (anexo) – 3º andar da IES
Email: cpa@barrosmelo.edu.br
Atendimento: 2ª a 5ª feira das 14:30 as 16:30

Calendário de Atividades da CPA:

2015

2016

Campanha da Sensibilização da CPA:

* 2015

2º Semestre:

Estratégia 1 – Visita a todas as Turmas

• O Coordenador da CPA programará visita a todas as turmas dos cursos degraduação, períodos matutino e noturno, explicando o que é, qual o objetivo e como o acadêmico pode participar do processo de avaliação interna e fazer consulta espontânea dos Pontos Positivos e Pontos de Melhoria da IES.
• Fazer consulta espontânea dos Pontos Positivos e Pontos de Melhoria da IES junto ao Corpo Docente e a Funcionários da IES.

Estratégia 2 – Reuniões com os Representantes de Classe

1) Reunião com todos os Representantes de Classe; que por sua vez, deverão transmitir informações nucleares aos demais colegas de sala sobre o processo de autoavaliação.

2) Objetivos da campanha:
* Informar e incentivar a participação de alunos e professores no processo de autoavaliação;
* A campanha vai contar com cartazes, imagens no site e reuniões por setores.

3) Temas para reflexão:
* O papel da CPA nas Faculdades Integradas Barros Melo
* A importância da avaliação no cotidiano acadêmico
* As dimensões a serem avaliadas

Estratégia 3 - Reuniões e seminários explicativos do programa

Tópico de importância:
* Destacar a necessidade da autoavaliação no cotidiano acadêmico

Estratégia 4 – Comunicação Visual

* Confeccionar cartazes, banners e marcadores de livros, informando sobre o que é CPA e as dimensões a serem avaliadas;
* Afixar cartazes nos murais de todas as salas e nos corredores internos visíveis aos alunos, professores e funcionários;
* Afixar cartazes na sala dos professores, biblioteca, secretaria e lanchonete/restaurante; etc.

* 2016

1º Semestre:

Estratégia 1 – Visita a todas as Turmas

Conheça algumas Siglas:
- CONAES - Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior.
- CPA - Comissão Própria de Avaliação.
- INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
- PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional
- PPC - Projeto Pedagógico do Curso
- SINAES - Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior.

Legislação e Links:

1. LEI N.10.861DE 14DEABRILDE 2004 - Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
2. INSTRUMENTO AVALIAÇÃO EXTERNA.2014 - Este Instrumento subsidia os atos de credenciamento e recredenciamento presencial de instituições de educação superior e a transformação da organização acadêmica de faculdade para centro universitário e deste para universidade.
3. NOTA TÉCNICA N.14 DE 2014. SINAES - Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
4. INSTRUMENTO AVALIAÇÃO CURSOS 2015 - Este Instrumento subsidia os atos autorizativos de cursos – autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento – nos graus de tecnólogo, de licenciatura e de bacharelado para a modalidade presencial e a distância.
5. INEP
6. SINAES