Clipagens

Alunos do Unipê competem em Maratona de Programação

Fonte

Os alunos José Victor Fernandes Batista (Sistemas para Internet), Felipe Ermeson de Lima Silva (Ciência da Computação), Eduardo Pedro de Araújo Silva (Sistemas para Internet), Andressa Gabrielly Macedo Marçal (Ciência da Computação – Reserva) e o professor Thyago Maia Tavares de Farias (coach e coordenador do projeto) representarão o Clube de Programação do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, o CPU, na Maratona de Programação. A equipe disputará a primeira fase da competição na sede de Olinda-PE, sediada pela faculdade AESO, neste sábado (9).

De acordo com Thyago Maia, o Clube de Programação do Unipê é um projeto de extensão da Instituição que visa preparar os alunos dos cursos da UBTECH/TI UNIPÊ para esse tipo de competição. Esta é a quarta participação do Unipê na Maratona de Programação (2012, 2015, 2016 e 2017). “Verificamos que o nosso time progride a cada ano, obtendo melhores classificações e disputando de igual para igual com outras instituições. Isso é fruto da dedicação dos alunos extensionistas e do treinamento planejado pelo projeto de extensão CPU”, destacou o professor.

Sobre a Maratona

Conforme a organização do evento, a Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso.

Neste ano ocorre a 22ª edição da Maratona. Ela se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

De ano para ano, as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona. Os times são compostos por três estudantes, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Fonte: WSCOM