Clipagens

Animage // Filmes animados se projetam no Recife

Pernambuco tem produção significativa na área de cinema de animação, mas realizadores do gênero não tinham como escoar sua produção. A primeira vitrine para este tipo de cinema no Recife está sendo o Animage - 1º Festival Internacional de Cinema de Animação de Pernambuco. São 54 filmes divididos entre curtas e longas metragens, em mostra competitivas e não-competitivas. Os melhores realizadores, escolhidos pelo júri do festival, receberão troféus e R$ 7 mil. A mostra de animação é uma realização da Rec Beat Produções com vários patrocinadores, entre eles, a Fundação Joaquim Nabuco, a Fundaj e a Fundação de Cultura do Recife. As exibições acontecem no Cinema da Fundaj (mostra competitiva) e Sítio da Trindade (mostra não-competitiva). "Recife abriga hoje uma significativa produção na área de cinema de animação. Faltava um festival genuinamente pernambucano para estimular esses criadores. O Animage chega para preencher essa lacuna e contribuir para disseminar a cultura do cinema de animação", defende o idealizador Antônio Gutierrez, Gutie. Para incrementar o setor também foram planejadas oficinas. São seis opções, nas seguintes áreas: animação experimental, animação Toon Boom, animação 3D, stop motion, introdução em jogos e animação tradicional. O público foi escolhido e a listagem dos selecionados também se encontra-se no site do evento (www.animagefestival.com). Na programação de hoje à noite, destaca-se o filme Belowars (71'). Realizado pelo paranaense Paulo Munhoz, o filme é uma adaptação do livro Guerra dentro da gente, de Paulo Leminski. Entre os curtas da mostra competitiva estão X Coração, do gaúcho Lisandro Santos, e Batalha: A guerra do vinil, do paulista Rafael Terpins. A história desse último se passa em uma festa funk, na periferia de São Paulo, que será palco de um ajuste de contas entre DJs. Dos pernambucanos Willian Paiva e Leo D, o curta O Jumento Santo e a Cidade que se acabou antes de começar está concorrendo. Aliás, apesar de exaltar a produção local, o Animage abre espaço para animações inéditas do Brasil e do mundo. É o caso de Sugar, cream and spittl, de Seo Dong Hea, da Coréia do Sul. O filme é centrado na personagem Ida, uma mulher feia que vive sendo vítima de chacota de seus colegas de trabalho, e que busca uma forma de se vingar com pequenas travessuras envolvendo seu chefe.