Clipagens

Artista alemão faz workshop sobre videoarte na Aeso

As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) promovem o workshop “Como fazer videoarte de 1 minuto”. Durante o encontro estão em discussão as técnicas para desenvolver essa expressão artística onde o vídeo é usado como forma de linguagem. O evento acontece de 25 a 29 de maio, das 11h às 13h. As inscrições podem ser feitas no site da Aeso e custam R$ 15 para alunos da Instituição e R$ 20 para o público em geral. A videoarte surgiu na década de 60, como meio artístico, num contexto no qual os artistas procuravam uma arte contrária à comercial. Entre seus princípios está a crítica à televisão, a qual representa, em certo modo, a cultura atual. Durante os anos oitenta, as imagens utilizadas por esta arte procuram provocar na audiência estados anímicos e evocar sensações. Na atualidade, os avanços da tecnologia permitem ampliar o leque de suas possibilidades criativas. Para falar sobre a arte, foi convidado o alemão Daniel Van Hauten, formado em Comunicação Audiovisual pela Academia de Artes de Maastrich, na Holanda. Vencedor do concurso “One Minute Award”, Van Hauten já teve nove filmes selecionados internacionalmente.