Clipagens

Clício Barroso inaugura exposição Verso/reverso na Galeria Arte Plural

Profissional com experiência em fotografia de moda e publicidade, o paulista Clício Barroso lida com a beleza e as fragilidades femininas em seu mais recente trabalho autoral, ao registrar modelos profissionais em momentos que não correspondem ao padrão de beleza comum em editoriais comerciais. A mostra inédita, intitulada Verso/reverso, tem curadoria da pesquisadora Simonetta Persichetti e será inaugurada hoje, às 19h, na Arte Plural Galeria de Arte. Esta é a primeira vez que Clício Barroso expõe no Recife, onde participa de outras atividades esta semana. Verso/reverso é formada por 20 grandes retratos de mulheres, distribuídos pelos dois andares da Arte Plural. No térreo, uma espécie de primeiro mergulho no universo do ensaio, com imagens das modelos chegando para a sessão ou levemente produzidas. No primeiro andar, o tema fica mais explícito nas expressões de cansaço e dor, lágrimas e maquiagem borrada. Nas duas partes, vemos cicatrizes e marcas de expressão e outros elementos geralmente tidos como indesejáveis nos ensaios publicitários. Como exemplo desta postura, Clício afirma que, ao divulgar as imagens do trabalho, recebeu e-mails em que pessoas questionavam se ele teria esquecido de tratar as imagens. A exposição começou com reflexões do fotógrafo sobre padrões de beleza e perfeição e as implicações psicológicas de tudo isto nas modelos. O ensaio foi realizado durante um ano e terminou no último mês de julho. As modelos chegavam ao estúdio para fazer um trabalho comercial e, antes ou depois da (geralmente longa) sessão oficial, eram convidadas para um projeto pessoal. Ele explica que não pedia para que elas interpretassem emoções, mas as induzia de uma maneira mais sutil, perguntando o que sentiam naquele momento. “Por contingência são modelos, mas a personagem é a mulher. O mote da exposição é mostrar o antes ou depois da personagem”, afirma. O trabalho também reflete um momento importante da carreira de Clício Barroso, que se diz cansado do Photoshop. “É irrelevante o que tem ou não tem Photoshop neste ensaio, a maioria não tem”, explica o fotógrafo, que atualmente se dedica ao próximo ensaio autoral, que deve ser realizado em 2010, com imagens projetadas sobre corpos femininos (um desdobramento do trabalho que ele apresentou ao vivo este ano no evento Clix Conexões – Fashion Clicks). PROGRAMAÇÃO - Hoje, às 11h30, Clício Barroso ministra uma palestra para os alunos do Curso de Fotografia, no auditório da Faculdade Aeso/Barros Melo (Olinda). Amanhã, às 19h, participa de um bate papo na Arte Plural sobre o tema A fragilidade da beleza, com Simonetta Persichetti e a psicóloga Fernanda Andrade Lima. Nesta sexta, sábado e domingo, também na Arte Plural, ele ministra um workshop sobre os programas Photoshop CS4 e Lightroom. As inscrições custam R$ 320. Integrantes da Fototech tem 20% de desconto.