Clipagens

Como é o curso de Fotografia?

O curso de Fotografia vem ganhando destaque nos últimos anos. Se antes a qualificação era feita por meio de formações livres, hoje já existem graduações em nível de bacharelado e tecnólogo. Quer conhecer mais detalhes sobre o curso? Então, acompanhe o post e descubra como ser um fotógrafo.

Sobre o curso de Fotografia
“Para que fazer um curso de Fotografia quando eu já faço vários registros com o celular?” Na verdade, capturar uma imagem vai muito além do ato de clicar em um botão. Você precisa ter domínio de iluminação, ângulos, diafragma — abertura da lente para a entrada de luz —, programas de edição de fotos, entre outras coisas.

Na faculdade, o aluno tem contato com teorias da fotografia e técnicas diversas para encontrar a melhor forma de compor uma imagem. Além disso, ele vai entender que as áreas que envolvem essa atividade são bem variadas e cada uma exige um tipo de registro.

O curso de bacharelado em Fotografia tem uma grande carga horária prática e teórica. Ele dura quatro anos e é ofertado apenas em duas instituições: Faculdades Integradas Barros Melo, em Olinda (PE), e no SENAC de São Paulo.

Caso você queira uma formação mais rápida, a dica é fazer um curso tecnólogo. Ele dura dois anos e aparece em muitas instituições de ensino do Brasil inteiro. A diferença em relação ao bacharelado, é que no tecnólogo você tem um aprendizado muito mais prático e com menos ênfase em leitura.

Quais são as disciplinas aprendidas?
Seja em um curso de quatro ou dois anos, algumas disciplinas aparecem de forma constante. Elas estão ligadas a conhecimentos técnicos e criação artística.

Confira:

Fotojornalismo;
Edição e Tratamento de Imagens;
Linguagem Fotográfica;
Roteiro;
História da Fotografia;
Anatomia da Câmera;
Iluminação;
Produção Audiovisual.
Em quase todas as matérias você vai tirar fotos, fazer vídeos e organizar exposições. O equipamento, geralmente, é fornecido pela instituição de ensino, mas sempre é interessante você ter uma máquina própria.

Quais são as especializações na área?
Depois de formado, você pode se especializar em diferentes áreas. Em geral, elas incluem cinema, fotojornalismo, comercial, documental e artístico. Cada uma exige vivências e cursos diferentes. Algumas opções de pós-graduação que você pode realizar são:

Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual;
Fotografia Digital e Curadoria da Imagem;
Fotografia Aplicada;
Estudos Cinematográficos;
Cinema e Linguagem Audiovisual.
Onde o profissional de Fotografia pode atuar?
Depois de adquirir o conhecimento técnico com o curso de Fotografia, o profissional deve escolher uma área para seguir carreira. No cotidiano, as opções são diversas.

Você pode trabalhar em um jornal ou revista e fazer cobertura de eventos, bem como fotografar os entrevistados das matérias. Nesse caso, as imagens vão ilustrar os textos e precisam ter uma característica documental.

Outras pessoas optam por trabalhar no ramo comercial que inclui os ensaios de casamentos, as fotos de festas infantis e também as imagens em estúdio. Caso você goste de vídeo, pode atuar na direção de fotografia de documentários, filmes e videoclipes.

Algumas pessoas também seguem para a área de curadoria, organizando exposições, e da fotografia autoral, quando você participa da exposição. Outras possibilidades de atuação incluem:

trabalhar na recuperação e conservação de acervos fotográficos;
trabalhar registrando cenas em investigações policiais;
criar fotos para decoração;
produzir e administrar acervos fotográficos de empresas.
Percebe como o curso de Fotografia é bastante amplo? Na graduação você entra em contato com várias técnicas que dão possibilidade de seguir carreira nas mais diferentes áreas. E com as aulas práticas já pode construir um portfólio.

Gostou do curso de Fotografia? Cadastre-se em nosso site e saiba mais detalhes sobre outras graduações. Até mais!