Clipagens

Dual Sim: dois chips em um único celular

Cena cada vez mais comum: o usuário chega no bar ou no restaurante e “desembolsa” em cima da mesa seus aparelhos de celular. Seja para separar o número pessoal do profissional, ou para economizar, muitas pessoas escolhem se tornar clientes de duas ou até três operadoras de telefonia. O que poucos sabem é que, para isso, não precisam necessariamente carregar vários equipamentos. A tecnologia Dual Sim permite o uso de dois chips de empresas diferentes, simultaneamente, num único aparelho celular. Mas, infelizmente, Motorola, Nokia, RIM, Sony Ericsson e LG, nenhuma dessas fabricantes aposta na tecnologia no mercado brasileiro. A Samsung é a única empresa com dois modelos no Brasil: o D880 e o B5702, que deve chegar para o consumidor neste mês de agosto. O problema é que o celular dual chip, como também é chamado, é um produto comercializado apenas no varejo, já que as operadoras não têm interesse em fornecer um aparelho que aceita dois chips, inclusive o de um concorrente. A análise é do gerente de produto telecom da Samsung, André Varga. “É por isso que, provavelmente, alguns fabricantes não devem comercializar o produto. Mas a compra direta por varejo vem crescendo ano após ano”, ressalta, dizendo que a empresa trabalha com cerca de oito modelos diferentes de dual chip no mundo. Fora essa opção, restam duas menos recomendáveis: pagar muito caro para importar esses aparelhos ou aderir aos celulares asiáticos de segunda linha, como cita o professor das Faculdades Integrades Barros Melo (Aeso), Gustavo Maciel, mestre em Engenharia Elétrica na área de Telecomunicações: os famosos “xing lings”. No entanto, esses produtos são conhecidos pela má qualidade e por serem praticamente descartáveis. “Apesar de ser um hardware único, do ponto de vista de certos componentes”, explica Varga, “esse tipo de celular precisa ter antenas distintas, gerenciamento de uso de dois chips e dois números de série, por exemplo”. Equipamentos como o Samsung D880 permitem ao usuário deixar os dois chips ligados ou desligar um. “Ele recebe as ligações nos dois chips - e mostra qual está recebendo a chamada -, mas, na hora de discar, dá para escolher um número prioritário”, detalha Varga. Benefícios como selecionar o chip A ou B para enviar uma mensagem de texto, dar nomes a eles, unificar agendas de contatos são mais alguns de aparelhos como o D880. No entanto, a tecnologia não sai barata: o modelo da Samsung custa cerca de R$ 999. “Processadores de chamadas distintos, mais memória, conectores, isolamento de rádio frequência, compartimentos específicos para cada chip são elementos que encarecem o aparelho”, observa André Varga. Segundo ele, as novidades do modelo que vai chegar para os consumidores brasileiros, o B5702, são basicamente o suporte à frequência da operadora Vivo, o tamanho menor, e um design diferente, com acabamento em metal.