Clipagens

Faculdades se associam a financeira

A Faculdade Boa Viagem (FBV) se associou a uma empresa financeira, a Ideal Invest, para oferecer um crédito educativo, o Pravaler a partir deste semestre. “Para muitas pessoas, a dificuldade de fazer uma faculdade está na falta de financiamento”, comentou o coordenador do Departamento de Cobrança da FBV, José Mitermaia de Olinda. A instituição já cadastrou mais de 200 alunos interessados que estão em fase de negociação avançada para obter o financiamento, que pode durar o curso inteiro, mas tem que ser renovado a cada semestre. O Pravaler também financia débitos anteriores. O curso mais barato da FBV custa R$ 513, que é o de administração e o mais caro tem uma mensalidade de R$ 702, o de direito. Os interessados em se inscrever no Pravaler devem fazer um cadastro e podem obter o financiamento em qualquer época do ano. Com a finalidade de baratear as mensalidades, a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) criou um programa chamado Talento, que oferece descontos para os alunos. O primeiro passo é fazer um cadastro. “Todo candidato que se inscreve para o vestibular, pode participar do programa, independentemente da sua condição econômica”, explicou o diretor administrativo e financeiro da Universo, Benedicto Vidal. Na instituição, a entrada no pedido do desconto deve ser dada antes de fazer a matrícula. A instituição oferece também um desconto de 30% para os funcionários do governo do Estado e os seus dependentes. O curso mais caro da Universo é o de fisioterapia, que custa R$ 755. Os mais baratos são os de letra e pedagogia com uma mensalidade de R$ 416. A universidade Católica de Pernambuco (Unicap) também oferece um crédito educativo via Fundação Aplub. A dificuldade financeira fez o estudante de direito, Bruno Félix Cavalcanti, contrair um financiamento no crédito educativo oferecido pela Unicap. “A minha intenção era usar o crédito educativo somente no primeiro ano do curso, mas não tive condições de arcar com as mensalidades”, afirmou. Ele está no último período de direito e, como o seu contrato é antigo, conseguiu financiar 50% da mensalidade. CHANCE Estudante de direito da Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), Guilherme Paiva viu no crédito educativo uma chance de pagar a faculdade com o seu salário de estagiário de um escritório de advocacia. “Fiz isso para diminuir as despesas da família”, comentou. A mensalidade é de R$ 798 e o financiamento banca 50% deste valor. Ele conseguiu o empréstimo no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) que é do governo federal. O problema do Fies, segundo estudantes e executivos da área de educação, é que ele atinge uma quantidade de pessoas pequena diante da demanda. Existem 14.582 contratos do Fies em Pernambuco. Este é um dos motivos que está fazendo as faculdades particulares oferecerem outras modalidades de crédito educativo.