Clipagens

Fotógrafos festejam o seu bom momento

Hoje é celebrado o Dia Mundial da Fotografia e esta arte passa por um momento especial em Pernambuco. Além da qualidade dos trabalhos que já estava presente, há sinais de que o setor em si entrou em um interessante processo de amadurecimento. O crescimento de grupos e espaços de discussão, cursos universitários, criação de coordenadoria específica na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) são apenas alguns exemplos desse processo, que leva o reconhecimento da produção pernambucana ao maior evento da fotografia no País – o Paraty em Foco, que acontece entre de 23 a 27 de setembro. Para celebrar o Dia Mundial da Fotografia, o grupo que participa do fórum pela internet intitulado Foto PE realiza atividades no Bairro do Recife. Hoje, às 13h, eles montam um varal na Rua da Moeda, no qual as pessoas podem pendurar até três fotos. Ao final da tarde, o material será levado para a Torre Malakoff, onde haverá uma projeção de vídeos feitos pelos participantes – entre eles, o registro da Expedição Fotográfica de Trem que o grupo realizou no último dia 1º de agosto, rumo ao Cabo de Santo Agostinho. A renda obtida com a venda das fotografias do varal será doada ao projeto Fotolibras, que trabalha com jovens surdos. À primeira vista, pode-se pensar que a evolução do mercado fotográfico no Estado surgiu de algo pontual. Quem acompanha o setor nos últimos anos explica que houve uma conjunção de fatores, que vão desde a articulação entre fotógrafos até a Arte Plural Galeria, para citar apenas alguns. “A partir desse espaço congregador, há um fortalecimento dos próprios fotógrafos. Ele foi fundamental, promoveu um amadurecimento maior”, resume o coordenador de fotografia da Fundarpe, Geyson Magno. “Estamos começando a colher frutos do processo que vem crescendo desde a semana de Fotografia de 2000. A gente tinha um movimento individualizado, mas uma geração começou a buscar outra forma de ação, pelo entendimento de que a fotografia ganharia com isso. Não tenho a menor dúvida de dizer que estamos vivendo um momento histórico em Pernambuco e no Nordeste”, ressalta o gerente de fotografia da Prefeitura do Recife, Mateus Sá (a gerência realiza a Semana de Fotografia do Recife, que este ano acontece em novembro). PARATY EM FOCO Durante cinco dias, a fotografia brasileira volta seu olhar para a cidade de Paraty (RJ). A programação do Paraty em Foco tem workshops, exposições e entrevistas abertas. Desde já, é possível acompanhar esta movimentação pelo site do evento (www.paratyemfoco.com). Esta cobertura é uma das novidades desta edição e conta com “fotógrafos-blogueiros” como Alexandre Belém, deste JC, que mantém o blog Olha, vê (www.olhave.com.br/blog). Junto a Eder Chiodetto, Belém também participa da entrevista com os artistas Rodrigo Braga e Alexandre Siqueira. Outra novidade é a noite projeção com um tópico específico. O tema da estreia é a fotografia pernambucana, com curadoria do fotógrafo e professor do Recife, Eduardo Queiroga. “Pernambuco surgiu pelas fortes movimentações fotográficas que andam acontecendo por lá, a produção é muito intensa e de qualidade, e isso chamou a nossa atenção”, ressalta o realizador do evento, Iatã Cannabrava. Já a Arte Plural Galeria é um dos espaços convidados para realizar exposições durante o festival – as outras são a Galeria de Babel (SP), o Instituto Moreira Salles (RJ) e a Galeria Gávea (RJ). A Arte Plural levará trabalhos de Roberta Guimarães, Beto Figueirôa, Gustavo Bettini e Yêda Bezerra de Melo. “Esta questão do Paraty não se encerra aí, é um motivo a mais para que as organizações e governos procurem se entender e trabalhar em parceria”, afirma o proprietário do espaço, Fernando Neves.