Clipagens

Fotolibras lança guia para outros grupos

Com três anos de existência, e 75 alunos formados em cursos de longa duração em Recife e João Pessoa, o projeto Fotolibras lança seu primeiro livro hoje. A publicação traz dicas sobre como elaborar e implementar projetos de fotografia participativa com surdos. O evento acontece na Torre Malakoff, a partir das 16h, e conta com uma exposição das fotos feitas pelos alunos e a apresentação musical do Grupo Som da Pele (formado por jovens surdos). O Guia Fotolibras é uma publicação inédita no Brasil e recebeu o patrocínio do Programa Petrobras Cultural. “Percebemos uma demanda grande de pessoas interessadas em saber como poderiam fazer algo semelhante. Tentamos disponibilizar nossa experiência para que outros grupos possam criar seu próprio projeto”, resume a coordenadora geral do Fotolibras, Rachel Ellis, que lembra que o público alvo do livro é amplo. “Elaboramos o guia com alunos e multiplicadores do projeto. Uma das preocupações era fazer uma publicação que pudesse ser utilizada por vários grupos, desde os que nunca trabalharam com isso aos que já têm experiência, ou um jovem surdo que quer fazer uma atividade deste tipo”. Na primeira parte, há informações sobre o projeto e o contexto atual da comunidade surda no Brasil. A segunda traz um passo a passo sobre a elaboração de projetos e outra é centrada nas oficinas. Ao final, há um glossário com termos fotográficos traduzidos em linguagem de sinais. A tiragem do Guia Fotolibras tem 500 exemplares. Destes, 100 serão distribuídos gratuitamente para os que desenvolvem algum trabalho na área (os interessados podem entrar em contato com o Fotolibras pelo 3222-2369 ou www.fotolibras.org). Os outros serão vendidos a R$ 10 e uma versão será disponibilizada em PDF no site do projeto (E.B).