Clipagens

Professor cubano faz oficina de desenhos manuais na comunicação gráfica

O professor cubano David Alfonso Suárez, que desenvolveu uma oficina para estimular em seus alunos o desenho manual, vem ao Recife para divulgar sua metodologia. A série de palestras é aberta ao público e acontecerá entre os dias 19 e 23, das 14h às 18h, nas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO). As inscrições custam R$100 (estudantes AESO) e R$120 (público em geral) e podem ser feitas pelo site da instituição. O objetivo da oficina é trabalhar o desenho de cartazes, potencializando o desenvolvimento de soluções gráficas que comuniquem e expressem de forma diferente, que façam pensar e provocar reações para quem recebe as mensagens. O trabalho tem como ponto de partida o trabalho à mão: o computador e, só posteriormente, há o uso do computador como finalizador do processo. “É preciso estimular o aluno sob a premissa que para ser um bom ilustrador não sempre é imprescindível saber desenhar bem e sim ter boas idéias e levá-las ao papel”, explica o professor Suárez. Na programação, o estudante tem a oportunidade de conhecer um breve histórico da ilustração, além de debater sobre a metáfora visual, realizar mostra de cartazes desenvolvidos com ilustração e aprender sobre trabalho com manchas. ESCOLA CUBANA DE CARTAZES Os designers cubanos são conhecidos por terem superado a falta de recursos materiais com o uso da imaginação, alterando a comunicação visual convencional. Esta ruptura inclui a utilização de novos códigos e a composição no espaço bidimensional. Eles modificaram a localização e a tipografia nos textos, incorporaram a técnica do papel recortado, abandonaram o recurso tradicional dos fotogramas e o desenho realista utilizando-se de uma técnica absolutamente artesanal: a serigrafia. Com ela conseguiram uma grande riqueza de cores e, mais especialmente, de texturas. Como referências estilísticas e estéticas os designers cubanos tiveram: os cartazes poloneses, tchecos e húngaros, o Push Pin Studio de Nova York, a pop art e o design californiano do final dos anos 60. SERVIÇO: Oficina “Uma metáfora no papel” Quando: de 19 a 21 de março, das 14h às 18h Onde: Barros Melo – AESO (Olinda) Inscrições: www.barrosmelo.com.br - R$100 (estudantes AESO) e R$120 (público em geral)