Clipagens

Semana do MP destaca defesa da cidadania e combate à corrupção

Fonte

Serão sete dias de atividades que vão de palestras e exposições, passando por competições esportivas e culminando com o lançamento de uma ação institucional contra a corrupção. Entre os dias 9 e 14 de dezembro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vai realizar a Semana do MP, uma programação intensa e diversificada distribuída por todo o Estado, em um evento que destacará a atuação da instituição em diversas frentes, com ênfase ao papel de defensor da cidadania e guardião da democracia.
A Semana do MP começa no sábado 9 e no domingo 10 com as Olimpíadas, com eventos desportivos tendo servidores, membros, estagiários e terceirizados como protagonistas, nas dependências do Colégio Salesiano, na Boa Vista, região central do Recife.

Já na segunda-feira 11, a programação de eventos tem início com o seminário 15 Anos do GT Racismo, que comemora uma década e meia de atuação do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Discriminação Racial. A professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Liana Lewis vai proferir palestra sob o tema Racismo e o cotidiano da juventude negra. Também ocorrerá uma homenagem póstuma ao ex-procurador-geral de Justiça Romero de Oliveira Andrade, que era o chefe da instituição à época da criação do GT Racismo. Haverá ainda a abertura da exposição fotográfica Juventude Negra e sua Realidade, realizada em parceria com o curso de bacharelado em fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), tendo imagens feitas pelos alunos sob a curadoria do fotógrafo e professor Eduardo Queiroga. Os eventos relacionados aos 15 anos do GT Racismo serão realizados no auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto, na Avenida Visconde de Suassuna, 99, no bairro da Boa Vista, região central da capital pernambucana.

Na terça-feira 12, acontecerá uma sessão solene em homenagem ao Ministério Público de Pernambuco na Assembleia Legislativa, no Auditório Sérgio Guerra, localizado na Rua da União, 397, também na Boa Vista.
Seguindo a programação da Semana do MP, a quarta-feira 13 será reservada, a partir das 13h, para a ação institucional Caops e suas ações para a sociedade civil, em que as atividades dos nove Centros de Apoio Operacional às Promotorias (Combate à Sonegação Fiscal, Criminal, Cidadania, Infância e Juventude, Consumidor, Saúde, Patrimônio Público e Entidades do Terceiro Setor, Meio Ambiente e o recém-criado Educação) serão detalhadas por meio de um vídeo e de cartilhas. Também às 13h, acontece a abertura da exposição fotográfica MPPE na Estrada. Às13h30, ocorre a mesa redonda Os desafios do Ministério Público no Congresso Nacional, com a participação de parlamentares e presidente de órgãos de classe. Às 15h10, haverá a exibição do documentário Pedro Jorge: uma Vida pela Justiça. Fechando a programação do dia, que ocorre no Centro Rossini Alves Couto, acontecerá o lançamento do livro Não Persecução Penal.

EDUCAÇÃO CONTRA CORRUPÇÃO – Na quinta-feira (14), o Dia do Ministério Público, a programação começa às 8h30, com o lançamento da campanha institucional Educação contra a Corrupção em todo o Estado. No Recife, o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, fará uma palestra para alunos da Escola Municipal Pedro Augusto (Rua Barão de São Borja, 279, na Boa Vista), além do coordenador do Caop Educação, promotor de Justiça Sérgio Souto. Nas outras 13 Circunscrições do MPPE, promotores de Justiça também se engajarão na campanha, em encontros com estudantes em escolas públicas de seus municípios.

À noite, a partir das 18h, no Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, haverá solenidade em comemoração ao Dia do MP, com participação da Orquestra Criança Cidadã, do Grupo Cultural do Instituto do Ministério Público (Immpe) e homenagem aos membros e servidores aposentados.
Na sexta-feira (15), a partir das 21h, haverá uma confraternização promovida pela Associação do Ministério Público de Pernambuco (Amppe) para seus associados, na Di Branco Recepções (Rua Padre Anchieta, 567, no bairro da Torre).

A Semana do MP é promovida pelo Ministério Público de Pernambuco, com apoio da Amppe, do Instituto do MPPE e da Associação dos Analistas do Ministério Público de Pernambuco (Anamppe).

Fonte: Ministério Público de Pernambuco (MPPE)