Clipagens

SESSÃO AESO EXIBE E DEBATE PARIS 8 NO CINE SÃO LUIZ

Faculdades Integradas Barros Melo promovem a “Sessão AESO”,

no Cine São Luiz, com debate e exibição de “Paris 8”, de Jean-Paul Civeryac, filme inédito no Recife.

As Faculdades Integradas Barros Melo, por meio de sua Coordenação do Bacharelado em Cinema e Audiovisual, e numa parceria com o Cinema São Luiz/Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), promovem a Sessão AESO no sábado (23 de fevereiro).

Com horário marcado para às 16h05 do sábado (23/2), a Sessão AESO irá apresentar no Cinema São Luiz, em sessão única, o filme inédito na cidade do Recife, Paris 8(Mes Provinciales, Fra., 2018), de Jean-Paul Civeryac, seguida de debate com o professor, jornalista e crítica de cinema Luiz Joaquim (no 1º andar do São Luiz).

“A ideia aqui é oferecer uma imersão aos alunos de Cinema e Audiovisual da AESO como apenas o Cinema São Luiz oferece. Isso com um filme que olha, disseca e questiona o próprio universo de um estudante de cinema”, diz Luiz Joaquim. E continua: “A obra escolhida para a Sessão AESO é, também, detentora de uma inteligência cinematográfica e humana comovente, sendo atrativa não apenas a estudantes, mas a qualquer interessado por um cinema que tira o espectador de sua zona de conforto intelectual”

O título do filme no Brasil faz menção a Sorbonne e a sua prestigiada universidade – em particular à faculdade de Cinema, no bairro Saint-Demi. O título original (“meus interioranos”, numa tradução livre) remete mais diretamente ao protagonista Etienne (Andranic Manet), que sai de sua terra natal, Lyon, para estudar na capital francesa. Mas o nome Mes provinciales também remete ao ambiente erudito e um tanto duro pelo qual o jovem passará a viver.

No curso, Etienne fica amigo de Jean-Noël (Gonzague Van-Bervesseles) e do misterioso Mathias (Corentin Fila), colegas com quem divide o amor e as inquietações pelo cinema.

No decorrer do curso, Etienne vai se dando conta de um outro universo sobre aquilo que acreditava ser competente, o que o faz colocar em perspectiva alguns aspectos artísticos, sociais e mesmo amorosos em função e a partir do cinema.

É a história de formação (não apenas acadêmica) de um jovem pelo qual o diretor e roteirista Civeyrac empregou, ele próprio, o melhor do que a Nouvelle Vague soube tão bem aplicar quando o assunto é as incertezas que a própria arte estabelece ao artista.

“Paris 8” integrou a seleção oficial do 68º Festival de Berlim (2018).

SERVIÇO

Sessão AESOFilme Paris 8 (Mes Provinciales, Fra., 2018)De Jean-Paul Civeryac.Com Andranic Manet, Gonzague Van Bervesselès, Corentin Fila, Diane Rouxel, Jenna Thiam, Sophie Verbeeck. sessão única Às 16h05 – sábado – 23 de fevereiroIngresso: R$ 10 e R$ 5 (meia)Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175. Recife