AESO - Faculdades Integradas Barros Melo




Ciências Contábeis

O bacharel em Ciências Contábeis é um profissional que desenvolve diversas atividades nas organizações: desde os procedimentos operacionais, como os registros das operações de compra e venda, apropriação de salários e tributos, até os gerenciais, inerentes à apuração de custos, análises financeiras, orçamentos e auxílio ao processo decisório.

O contador necessita desenvolver competências e habilidades voltadas à capacitação para empreender, gerenciar e estabelecer estratégias de gestão, já que as regras contábeis estão em constante atualização, o que requer um estudo contínuo. Nas Faculdades Integradas Barros Melo, os alunos têm uma vivencia interdisciplinar e se capacitam para compreender as questões científicas, técnicas, econômicas e financeiras nos diferentes modelos de organização, tanto do setor público como privado.

O Profissional da Contabilidade pode: ser um profissional liberal, isto é, ter seu próprio escritório; trabalhar no serviço público ou privado; trabalhar em empresas prestadoras de serviços contábeis; bancos, mercado de capitais, etc.; exercendo funções como: consultor contábil, auditor fiscal, perito contábil, consultor tributário, controller, gerente financeiro, professor e outros. O bacharel em Ciências Contábeis está capacitado para pesquisar, analisar e enxergar todo o sistema de informações econômico-financeiro e patrimonial das empresas.

O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis tem duração de quatro anos. Nele, o estudante tem um aprendizado que agrega disciplinas como: Matemática, Estatística, Economia, Ciências Sociais, Empreendedorismo, Teorias da Administração, Tecnologia de Informação, dentre outras.  No decorrer do curso, ao aluno são apresentadas disciplinas mais específicas da prática profissional,  assim como: Contabilidade Tributária, Orçamento Público, Perícia, Arbitragem, Controladoria, Administração Financeira, Custos Empresariais, Contabilometria, Ciências Atuariais, Direito Empresarial, etc. Além de sala de aula, os alunos ainda vivenciam a prática em laboratórios de informática, utilizando softwares e sistemas específicos da profissão.

A profissão de contador é regulamentada. Esses profissionais são regulados e fiscalizados por legislação própria e pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Autorizado - Portaria nº. 563, de 27/09/2016, pub. DOU em 28/09/2016.

Expandir Texto

Mensalidade

Até o dia 05 de cada mês, R$ 718,61. Após o dia 05, R$ 776,87. Valores para os períodos letivos de 2019.

Duração

8 semestres

Vagas

100

A faculdade mantém uma Central de Estágios (CEA), que, em convênio com mais de 600 empresas locais, viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional para a qual se prepara. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos das salas de aula.

Para incentivar a carreira acadêmica, a instituição conta com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Este programa é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa dos alunos. Para participar, os interessados devem ficar atentos ao edital, que é publicado em nosso site anualmente. A Barros Melo disponibiliza ainda a Revista Pense Virtual como forma de divulgação dos artigos acadêmicos produzidos pelos alunos da instituição. Com a veiculação da produção intelectual dos discentes, a faculdade transforma os estudantes em profissionais aptos a atuar no mercado e investe na exposição das ideias dos alunos sobre questões referentes ao programa de estudo que é visto em cada curso. 
 DISCIPLINA  

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
AUDITORIA CONTÁBIL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE CRISES
CONTABILIDADE APLICADA A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
CONTABILIDADE APLICADA AO MERCADO DE CAPITAIS
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
CONTABILIDADE AVANÇADA
CONTABILIDADE DE CUSTOS
CONTABILIDADE GERENCIAL
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
CONTABILIDADE SOCIETÁRIA I / II
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA I / II
CONTROLADORIA
CUSTOS PARA TOMADA DE DECISÃO
DIREITO DO TRABALHO
DIREITO EMPRESARIAL
DIREITO TRIBUTÁRIO
ECONOMIA
ECONOMIA INTERNACIONAL
ECONOMIA BRASILEIRA
EMPREENDEDORISMO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I / II / III
ESTATÍSTICA I / II
ESTUDOS CULTURAIS E ANTROPOLÓGICOS
FILOSOFIA E ÉTICA
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE EMPRESAS FAMILIARES
GESTÃO DE PESSOAS
GESTÃO DE PROJETOS
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS
INTRODUÇÃO À PRATICA CONTÁBIL I / II
INTRODUÇÃO AO MARKETING
LABORATÓRIO CONTÁBIL I / II
MATEMÁTICA FINANCEIRA I / II
MATEMÁTICA I / II
METODOLOGIA CIENTÍFICA
NOÇÕES DE DIREITO
ORÇAMENTO PÚBLICO
PERÍCIA CONTÁBIL
PESQUISA OPERACIONAL
PSICOLOGIA
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SOCIOLOGIA
TECNOLOGIAS DE PRODUTIVIDADE PROFISSIONAL
TEORIA DA CONTABILIDADE
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
TÓPICOS ESPECIAIS I / II
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I / II (TCC)
LIBRAS (OPTATIVA)