Artes Visuais (NÃO LIBERADO)

O curso de Artes Visuaiscie das Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) é o único no Nordeste que oferece desenvolvimento técnico aliado ao conhecimento conceitual e se consolida como a mais completa graduação da Região voltada para esse segmento. Com o objetivo de qualificar profissionais habilitados na concepção, produção e crítica de obras de animação, o bacharelado tem toda a grade curricular estruturada na prática criativa em diversos formatos, atrelada a uma reflexão conceitual e acadêmica fundamentada.

Os alunos vivenciam a prática desde o primeiro período do curso, sendo estimulados a produzir conteúdo criativo com o acompanhamento dos melhores professores do Estado que também atuam no mercado de audiovisual e computação gráfica nas diversas áreas: jogos, publicidade, cinema e TV. Toda a grade curricular foi pensada com o objetivo de unir prática, reflexão conceitual e aprofundamento teórico, no sentido de formar profissionais aptos a conceber, criar, produzir e vender projetos de animação. No decorrer do curso, o aluno desenvolverá habilidades em várias técnicas de animação tradicional, 2D, 3D e stop motion, bem como em direção, roteiro, produção, direção de arte, montagem, sonorização e fotografia. Além de desenho, criação de personagens, storyboards, modelagem, texturização, iluminação e animação. Temas como História do Cinema, História da Arte, Estética e Crítica Cinematográfica também fazem parte da grade.


A Barros Melo oferece laboratórios especialmente concebidos para os alunos, com computadores configurados para a realização dos exercícios práticos em sala de aula e com o melhor pacote de softwares 2D e 3D. Os alunos também contam com cineteatro, auditório e uma videoteca equipada com projetor multimídia para exibição e análise de material com imagem e som. A faculdade também tem ateliê de arte com estrutura ideal para as aulas de Desenho e dispõe do Núcleo de Audiovisual (estúdio de TV) para exercícios de filmagem e edição.

Expandir Texto

Portaria Ministerial

Autorizado – Portaria Ministerial nº 936  de 13/11/2007, publicada no D.O.U,. em 14/11/2007

Expandir Texto

O curso de Artes Visuais conta com a experiência e consultoria do Estúdio de Animação Barros Melo - Bam Stúdio, uma referência nacional na produção de curtas, com trabalhos premiados nos principais festivais, como o Animamundi e o da Academia Brasileira de Cinema. Além disso, os produtores do Toon Boom Animação, líder mundial em soluções informáticas para animação, são parceiros das Faculdades Integradas Barros Melo no desenvolvimento profissional dos alunos. A parceria possibilita o uso do programa em sala de aula com as ferramentas mais avançadas. Com isso, os alunos de Cinema de Animação têm acesso privilegiado a uma ferramenta atualizada e importante para a produção de animação em larga escala, algo inovador para o Nordeste. A Toon Boom desenvolve o software de animação 2D mais usado para produções de cinema e televisão, pois une qualidade estética à agilidade na criação de personagens, cenários e animação.



A instituição incentiva a pesquisa científica. Para isso, conta com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Esse programa é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa dos alunos. Para participar, os interessados devem ficar atentos ao edital, que é publicado em nosso site anualmente. Em seguida, basta cadastrar o projeto, que será submetido à análise do nosso corpo docente. Em média, a faculdade seleciona dez alunos por ano no programa. Ao ser selecionado, o aluno passa a receber uma bolsa, sob a forma de desconto em sua mensalidade. Ao final do projeto, o aluno e o orientador recebem certificados.


A Barros Melo disponibiliza a Revista Pense Virtual como forma de divulgação dos artigos acadêmicos produzidos pelos alunos da instituição. Com a veiculação da produção intelectual dos discentes, a faculdade transforma os estudantes em profissionais aptos a atuar no mercado e investe na exposição das ideias dos alunos sobre questões referentes ao programa de estudo que é visto em cada curso.


Além disso, a faculdade mantém uma Central de Estágios (CEA), que, em convênio com mais de cinquenta empresas locais, viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional para a qual se prepara. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos das salas de aula.

>> Animação de Fluidos e Particulas
>> Animação e Rigging 2D
>> Animação Experimental
>> Animação para Jogos
>> Animação Tradicional
>> Animação, Modelagem, Rigging e Texturização 3D
>> Arte Sequencial
>> Criação de Personagem
>> Desenho
>> Direção de Arte
>> Direção de Fotografia
>> Direção Para Audiovisual
>> Escultura
>> História do Cinema
>> Ilustração
>> Lip Sync
>> Live Action e Animação
>> Montagem para Audiovisual
>> Produção para Audiovisual
>> Roteiro e Linguagem Audiovisual
>> Sonorização e Efeitos de Som para Vídeo e Cinema
>> Stop Motion
>> Storyboard

Mensalidade

Mensalidade para 2013: R$ 763,00 Mensalidade com desconto até dia 05 de cada mês: R$ 695,00

Duração

7 semestres

Vagas

80