Foto: Thayse Medeiros

Acessibilidade em pauta no inter5

Curso de Publicidade e Propaganda - Olinda
maio. 31, 2019

Alunos de Publicidade e Propaganda tiveram que criar campanhas voltadas às pessoas com deficiência

Os estudantes do 5º período do curso de Publicidade e Propaganda da AESO-Barros Melo participaram do inter5, atividade multidisciplinar que acontece , semestralmente, na instituição de ensino. O desafio, desta vez, foi criar campanha voltada à acessibilidade.

Divididos em grupos, os universitários formaram agências fictícias e desenvolveram o plano de comunicação, identidade visual e trabalho publicitário de cada empresa escolhida. As apresentações abordaram as etapas do briefing, pesquisa, planejamento, mídia e criação, que inclui design, redação, direção de arte e audiovisual.

O aplicativo Be my eyes (seja meus olhos, em português), um dos projetos apresentados durante a ação, teve campanha criada pela agência fictícia Kiwi e mostrou a possibilidade de utilizar chamadas de vídeo para ajudar pessoas cegas ou com visão limitada. Segundo os criadores do projeto, a ideia é de que voluntários, cadastrados na plataforma, sejam acionados quando os usuários estiverem precisando de ajuda para atividades que necessitem da visão. O Cine Com Libras, ação produzida pela assessoria de imprensa fictícia Comunicacess para o cliente Rede UCI de Cinemas, apresentou a proposta de exibir longas-metragens que conquistaram grande bilheteria, em libras, tornando a sessão acessível para os deficientes auditivos.

Vitória Acioly, aluna participante da atividade, ressalta a importância do trabalho: “O Inter é uma experiência incrível e agregadora, principalmente para quem já está estagiando em agência de publicidade e costuma realizar sistematizações de campanha e estratégias de comunicação. Ao final, percebemos que todo o empenho vale a pena”, comemora.

“A prática com desafios reais e necessidade de exposição e defesa das ideias é uma maneira didática e efetiva de simular situações do mercado real, para que os alunos cheguem, cada vez mais, preparados para as adversidades profissionais”, comenta o professor Daniel da Hora, um dos jurados da atividade.

aeso - barros melo - Publicidade e Propaganda - inter5 -