AESO-Barros Melo promove 4ª edição da Mostra Entre Olhares

Curso de Design Gráfico - Olinda
setembro. 13, 2019

A Orquestra Criança Cidadã faz apresentação na abertura do evento

Evento que acontece nas Faculdades Integradas Barros Melo (FIBAM) desde 2016, a Mostra Entre Olhares tem como objetivo trazer visibilidade para os trabalhos produzidos pelos alunos nas disciplinas criativas de cursos oferecidos pelas FIBAM. A 4ª edição da exposição, que conta com itens criados por estudantes de Jogos Digitais, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, é realizada entre os dias 19/09 e 02/10, no jardim interno e corredores da sede da instituição de ensino.

Para selecionar as peças que estarão na mostra, os professores responsáveis por cada curso participante realizam coletânea das criações feitas durante os dois semestres anteriores ao evento. “Na ocasião, é apresentado um recorte dos resultados dos diferentes processos vivenciados pelos estudantes nas aulas. O nosso objetivo é valorizar o trabalho dos bacharéis da AESO-Barros Melo e evidenciar os projetos desenvolvidos no ambiente acadêmico”, ressalta Nara Castro, docente das FIBAM.

Pablo Rodrigues está no 2º período de Desing Gráfico e vai expor na mostra o Perfect Illusion, trabalho produzido no 1º semestre, deste ano, como atividade interdisciplinar, onde a tarefa era criar um fanzine com o tema ilusão. Pablo e equipe  escolheram falar sobre músicas que contém esta temática. O produto, no formato de CD, disponibiliza oito faixas e uma delas é a que serviu de inspiração para o título: a canção Perfect Illusion, da cantora norte-americana, Lady Gaga.

Rodrigues conta que produzir o fanzine, com o grupo, foi desafiador, mas, ao final, tornou-se gratificante. “É muito interessante a experiência de acompanhar todo o projeto sendo criado. Além da serigrafia na capa, usamos a impressão do Laboratório de Tipografia que a AESO-Barros Melo disponibiliza aos alunos. Fazer toda essa parte manual foi incrível”, comemora.

ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ

Neste semestre, a mostra conta com novidade. Na abertura do evento haverá apresentação da Orquestra Criança Cidadã, projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). O programa, em funcionamento desde 2006, visa ao resgate social de crianças carentes através da música.

Atualmente, a iniciativa atende, gratuitamente, a 360 jovens (230 no bairro do Coque, 100 em Ipojuca e 30 em Igarassu), entre 06 e 21 anos. Os alunos recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros, percussão, teoria e percepção musical, flauta doce e canto coral. O programa conta ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento.

A AESO-Barros melo mantém projeto de Responsabilidade Social que incentiva a profissionalização dos integrantes da Orquestra Criança Cidadã por meio de bolsas de estudo integrais, contribuindo com a promoção específica de apoio e engrandecimento na formação acadêmica de jovens carentes.

Em agosto de 2018, Leandro Roberto Batista de Oliveira colou grau em Artes Visuais, pela instituição de ensino. Ele foi o primeiro integrante da OCC a concluir a graduação dentro do programa de parceria com a FIBAM, que existe desde 2009. Entre os quatro integrantes da OCC que irão se apresentar no evento, três são alunos do curso de Direito das FIBAM.

aeso - barros melo - mostraentreolhares -