AESO-Barros Melo recebe etapa regional da XXIII Maratona de Programação

Sistemas de Informação
agosto. 29, 2018

Competição promove a criatividade, capacidade de trabalho em equipe e busca de novas soluções de software

O desafio está lançado. A XXIII Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação acontece no dia 15 de setembro, na AESO Barros-Melo. O evento faz parte do ACM International Collegiate Programming Contest, encontro internacional promovido pela IBM e contou, na edição de 2017, com mais de 816 equipes de 232 instituições de ensino do Brasil.

A competição é destinada aos alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação nas áreas afins da computação, como Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Matemática. A ideia é a de promover a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca de novas soluções de software e habilidade de resolver problemas sob pressão.

“Grandes empresas da área de tecnologia, como Microsoft, Google e Facebook, têm mostrado interesse em alunos e ex-alunos maratonistas, pois esses são diferenciados do ponto de vista de resolução de problemas por meio da computação”, detalha Fabrício Teles, professor do curso de Sistemas da Informação AESO-Barros Melo.

Sobre a Maratona

A XXIII Maratona de Programação é dividida em duas etapas, a regional e a nacional. A primeira ocorre em várias localidades do país e é classificatória para a segunda, que acontece em uma cidade diferente do Brasil a cada ano. Em 2018, a final da competição acontece em Salvador- Bahia, nos dias 9 e 10 de novembro.

A AESO Barros Melo, há mais de 10 anos, tem sido uma das sedes da etapa regional, apresenta larga experiência na organização do evento e recebe, normalmente, estudantes de Pernambuco e da Paraíba.

As equipes, chamadas de times, são compostas por três estudantes, que tentam resolver, durante cinco horas, o maior número possível dos dez ou mais problemas que são entregues no início da maratona. Os participantes  têm a sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

09h – Registro e recepção dos Participantes
10h – Sessão de Aquecimento