Agência experimental colhe frutos

maio. 24, 2007

Nem chegamos ao meio do ano e a Agência Experimental de Publicidade (Inata) da Barros Melo já contabiliza novas vitórias para a sua trajetória. Coordenada por Daniel da Hora e Andréa Corradini, a Inata segue seu já bem-sucedido caminho, ampliando ainda mais sua carteira de clientes em relação ao ano passado. Outro fato positivo é a alta taxa de empregabilidade dos estagiários. Em 100% dos casos, eles saem diretamente da agência para o mercado. Na entrevista de Hugo Bernardo, Daniel da Hora fala um pouco da realidade da Inata, e entende como ela se tornou uma das melhores agências experimentais de publicidade do País. Quantos clientes a agência possui? Neste semestre estamos com uma impressionante carteira de 14 clientes, divididos em empresas do segundo setor (privados) e do terceiro setor (ONGs e entidades sem fins lucrativos). Alguns novos? Este semestre tivemos a entrada de sete novas contas: Atelier 167, Casa Guido, Cliesp, Cores e Formas, Durma Bem Colchões, Instal Service e Conrerp (ONG). Fazem parte da carta de clientes ainda: Cogno, Galeria Romero Britto, La Masseria, Cais do Parto, Em Cena Arte e Cidadania, GTP+ e Sinos. As quatro últimas são ONGs. Quantos estagiários saíram da Inata para o mercado de trabalho? Toda a equipe do ano passado está com emprego ou estágio em agências do mercado, o que coloca a Inata com uma empregabilidade de 100%. O mais curioso é que, da equipe deste ano (cinco), três já foram recrutados pelo mercado, e tivemos que convocar novos alunos para as vagas - e ainda estamos em maio. Prêmios? Já fomos eleita a segunda melhor agência experimental do País e somos a única experimental a ter trabalho no portifólio online do CCSP (Clube de Criação de São Paulo). Ano passado tivemos uma grande conquista que foi o prêmio Comunicar, em que a equipe de criação foi premiada. Os prêmios que a Inata pode participar são sazonais e ocorrem dependendo da disponibilidade do momento de quem os organiza, pois são para estudantes. Assim, este ano, estamos aumentando o leque de participação em eventos profissionais: já participamos do Prêmio Leão Verde - criado pelo CCSP, concorrendo com profissionais de todo o Brasil; bem como prêmios profissionais que abrem espaço para estudantes, como o Asserpe (TV e Rádio) e o de Gramado. Qual o papel dos professores na agência? Diferentemente de outras propostas, o objetivo da Inata é treinar o aluno e deixá-lo apto a entrar no mercado profissional. Para isso, o papel do professor orientador é de gerenciar as tarefas específicas de cada departamento da agência, colaborando com sua experiência e sua criatividade naquilo que for mais geral (macro). Os professores não fazem nenhum trabalho de criação, ou atendimento, ou de relacionamento com terceiros - apenas os primeiros contatos, quando é extremamente necessário. Todo o operacional da agência é de responsabilidade dos alunos (contato com clientes, relacionamento com fornecedores, criação e produção das peças de campanha), sempre assistidos no que precisar pelos professores orientadores. Como vocês vêem o desempenho da Inata nos últimos tempos? A cada ano a Inata se posiciona como formadora de mão-de-obra qualificada, que abastece o mercado publicitário com alunos capazes - não é à toa a ótima inserção dos inateanos no mercado. Sempre somos abordados por profissionais quando há vaga a ser preenchida - vide o caso 3Pontos, em que um dos sócios me ligou pessoalmente para solicitar uma dupla de criação. Com isso, a responsabilidade de estar sempre contribuindo para a boa formação do aluno aumenta, fazendo do trabalho de orientação uma atividade que está sempre tendo que ser avaliada e reinventada. O mais gratificante é ver a evolução do trabalho de cada um que entra no começo do ano e passa o ciclo completo conosco. Que mudanças estratégicas foram feitas para o crescimento da agência? Ano passado tivemos muitas conquistas com foco em criação e planejamento. Este ano, no primeiro semestre, optamos por uma política de prospecção mais agressiva - que vem dando resultado. Com isso, a criação poderá, no segundo semestre, incrementar seu portifólio. Bem, gostaria também de pedir para que você falasse um pouco de como vem a agência. Para o aluno, a inserção no mercado é o melhor resultado que a Inata pode lhe dar. Assim, três estagiários nossos já foram chamados para o mercado, em empresas importantes, como a Creatto Comunicação e a 3Pontos. Aumentamos também a produção de peças de mídia eletrônica, incluindo peças para TV, Rádio e VT para YouTube. No período de abril do ano passado até abril deste ano já foram criadas cerca de 300 peças de comunicação (seja mídia impressa, mídia exterior, mkt direto, internet, rádio, tv, mídia alternativa, etc), o que é um número impressionante, mesmo para o mercado profissional.