AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Ficção científica Zornit ganha destaque entre produções de alunos de Cinema

Aluno de Cinema e Audiovisual da AESO-Barros Melo produz filme baseado em obra de Stephen King


Cinema e Audiovisual
fevereiro. 23, 2018

Inspirado em “A Balada da Bala Flexível”, Zornit foi exibido no X Janela Internacional de Cinema do Recife

Marcello Trigo, aluno do 7° período de Cinema e Audiovisual da Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), soube em sala de aula que o escritor Stephen King, considerado o mestre do horror, tem um espaço online dedicado a adaptações de obras literárias para as telonas. Animado com a possibilidade, o estudante acessou o projeto chamado Dollar Babies, que disponibiliza alguns dos textos de King por apenas 1$. Ele escolheu o conto “A Balada da Bala Flexível” como base para criar seu primeiro filme, "Zornit". A produção deu certo e terminou conquistando um lugar na programação do X Janela Internacional de Cinema do Recife.

O momento coincidiu com a demanda da disciplina de Roteiro, do professor Luíz Otavio que pediu um script adaptado de um texto aos alunos. Foi ai que Marcello resolveu dar start no projeto do curta metragem. 

A obra do cineasta passou por algumas alterações em relação ao conto original de Stephen King, e, depois de um ano de trabalho de roteirização, captação, edição e efeitos audiovisuais, o resultado foi exibido durante o X Janela Internacional De Cinema Do Recife, em 2017, que tem um espaço dedicado a produções de terror independente, o “Toca o Terror”.

Zornit foi o primeiro filme produzido por um aluno do curso de cinema da AESO-Barros Melo a participar do festival, locado no Cinema da Fundação/Museu. Como consequência da mostra, Marcello diz ter ganhado visibilidade no mercado. “Estou sendo procurado por festivais de cinema da América Latina, porque os organizadores estavam no Janela e assistiram ao filme. É bem importante para quem ainda é aluno ter esse tipo retorno, pois isso demonstra que estamos indo no caminho certo e, mais que isso, que realmente precisamos dar valor aos projetos que fazemos na faculdade, porque eles podem ganhar corpo no mercado”, comentou. 

Para montagem do material, Marcello contou com o apoio das produtoras Studio 8, Fênix Filmes e Viucine, todas marcas formadas por alunos ex-alunos de Cinema e Audiovisual da AESO-Barros Melo. 

O filme tem no elenco os atores pernambucanos Carlinhos Duarte, Surete Martins, Emília Marques e apresenta trilha sonora original feita por Charles Arruda, formado em Produção Fonográfica pela instituição.

 SOBRE ZORNIT

O filme foi baseado no conto “A Balada da Bala Flexível”, de Stephen King, que relata as desventuras de um escritor enlouquecido que começa a receber em casa a visita de um duende, chamado Fornit, para ajudá-lo a escrever melhor. 

Apesar do valor da temática original, o roteiro precisou passar por algumas alterações para caber nas possibilidades de trabalho do estudante Marcello Trigo. Uma das mudanças foi no personagem Fornit, que, de duende, virou uma lesma alienígena, feita de fantoche, e passou a se chamar Zornit. Outra mudança foi em relação ao gênero da obra, que passou de terror para ficção científica, se adequando melhor às características do personagem. 

Tudo isso fez com que Marcello resolvesse produzir o filme como se fosse um episódio da antiga série “Alem da Imaginação”, o que permitiu trazer efeitos visuais baseados nas versões dos anos 60 para o filme. 

A preparação iniciou um mês antes das gravações, que aconteceram durante 13 dias em um apartamento alugado no bairro da Soledade, no Recife. 

aeso - barros melo - alunos no mercado - filme - cinema - zornit -

voltar