Aluno tem trabalho premiado pelo SEMIC

Sistemas de Informação
outubro. 22, 2014

Projeto ficou em segundo lugar entre os melhores apresentados

Erick Simões, estudante do curso de Sistemas de Informação da Aeso Barros Melo, teve trabalho contemplado com o segundo lugar no XI Seminário Anual de Iniciação Científica do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN-NE). A pesquisa consiste no desenvolvimento de um software que aplica técnicas de inteligência artificial para o armazenamento adequado de rejeitos radioativos. Nos dias 22 e 23 de outubro, o mesmo material deve ser apresentado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), São Paulo. O evento será transmitido, ao vivo, pela internet.

Com o objetivo de elaborar métodos de radioproteção, o projeto, orientado pelo professor da faculdade, Frederico Duarte, baseia-se na elaboração de um algoritmo computacional que utiliza técnicas de inteligência artificial. “Para a execução do projeto, foi adotada a técnica de inteligência artificial conhecida por ‘Algoritmos Genéticos’. Ela foi capaz de reduzir a taxa de dose de radiação de um conjunto de fontes”, explicou Erick.

Para o aluno, a importância da pesquisa consiste no fato de que uma distribuição inadequada de rejeitos radioativos pode ocasionar o surgimento de locais onde os níveis de exposição ultrapassam os limites permitidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, arriscando a saúde dos indivíduos expostos. “Junto ao crescente uso de tecnologia nuclear (medicina, produção de energia, indústria), há também o surgimento de rejeitos radioativos cuja emissão de radiação atingiu um patamar no qual a utilização deste material é imprópria”, comentou.

O resultado é avaliado como positivo por Erick, “o algoritmo atendeu as expectativas, habilitando seu uso no auxílio aos profissionais que desenvolvem atividades em depósitos de rejeitos”. O estudo está em processo de finalização para submissão à publicação.

aeso - barros melo - alunos no mercado - prêmio - sistemas de informacao - projetos criativos -