AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Alunos da AESO-Barros Melo realizam1° Festival CineÓrfão


Cinema e Audiovisual
setembro. 26, 2018

Evento acontece no Cine Rosa e Silva, dia 23 de outubro

Filmes que não foram aceitos no circuito comum de festivais ganham espaço na primeira edição do CineÓrfão de Cinema Sem Pais, com realização da ORFA Criação, produtora coletiva que tem a multidisciplinaridade como valor central, em parceria com a Moviemax. O evento acontece dia 23 de outubro, no Cine Rosa e Silva. “O nome é justamente uma homenagem a esses filmes que são órfãos e amadores - no mais belo dos sentidos-, feitos pelo amor ao cinema, que nós compartilhávamos”, comenta Felipe Berardo, um dos universitários envolvidos na organização e estudante do 4º período de Cinema e Audiovisual nas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO).
 
Além de Felipe, Heitor Vilar também cursou Cinema e Audiovisual na AESO-Barros Melo e está à frente da produção. Miguel Duarte é o terceiro integrante da equipe e estuda Design na UFPE, mas sempre amou o cinema e já foi colaborador de diversos curtas-metragens de alunos da AESO-Barros Melo. Os idealizadores do projeto definem o CineÓrfão como “uma iniciativa de jovens recifenses que, não achando seu lugar no circuito,decidiram criar um festival que desse espaço para curtas e longas‐metragens que não se encaixavam no padrão das mostras competitivas”. 
 
“Começamos a divulgar o festival nas redes sociais, antes mesmo de saber como realmente iria acontecer. Com o tempo, ele foi tomando forma e conquistando um espaço. A adesão do público superou nossas expectativas desde o início, mas, principalmente, depois de fecharmos a parceria com o Moviemax Rosa e Silva”, comenta Felipe Berardo. Todas as inscrições foram feitas pela internet, o que foi essencial para o projeto sair do papel, já que não existia um orçamento para viabilizar a ponte entre os produtores e os interessados.
 
O CineÓrfão conta com duas exibições competitivas: “Mostra de Cinema Sem Pais” para aqueles que não foram aceitos em outros festivais e a “Mostra de Cinema Livre” para películas de qualquer categoria.  No total, o evento conta com mais de 400 filmes inscritos. 
 
No dia 12 de outubro, antes do festival, haverá um evento fechado para a imprensa e convidados, exibindo os filmes selecionados, no espaço
OCA (Rua do Bom Jesus, 172).

SERVIÇO
1º Festival CineÓrfão de Cinema Sem Pais
Quando: 23 de Outubro
Local: Moviemax Rosa e Silva (Av. Cons. Rosa e Silva, 1460
‐ Aflitos, Recife ‐ PE) 
ENTRADA COLABORATIVA: Doação de alimentos não perecíveis, roupas ou
brinquedos.

alunos no mercado - Cinema e Audiovisual - festival -

voltar