AESO - Faculdades Integradas Barros Melo

Alunos de Publicidade criam filmes de 30 segundos para causas sociais


Publicidade e Propaganda
janeiro. 25, 2016

Atividade foi executada ao longo do último semestre de 2015

 

Alunos de Publicidade criam filmes de 30 segundos para causas sociais.
Os alunos do quarto período de Publicidade e Propaganda receberam 
uma missão da professora Izabela Domingues a fim de concluírem a
disciplina de Redação Publicitária II, ministrada no último semestre.
Cada grupo deveria eleger um tema de relevância social, como combate
ao racismo, combate à pedofilia, valorização dos direitos dos animais, dentre 
outros temas semelhantes, de livre escolha dos discentes, e entregar à professora. 
De posse de todos
os temas, a professora redistribuiu as causas, ficando cada grupo com a missão de
criar um filme publicitário de 30 segundos (formato principal para veiculação
na mídia televisiva, também utilizado na internet) a fim de engajar a sociedade na causa selecionada
pelo grupo amigo. Desta forma, houve uma "ciranda" de temas e cada grupo de
alunos recebeu a missão de criar uma campanha para um tema sugerido por outro grupo.
A atividade foi riquíssima e proporcionou aos alunos desenvolverem a criatividade e
aplicarem os conhecimentos técnicos relacionados tanto à linguagem publicitária quanto à
linguagem audiovisual, ministrados na disciplina,
simultaneamente. A atividade prática contou com a orientação da professora Izabela, que
acompanhou todos os grupos no brainstorm criativo e posterior formatação dos roteiros no
modelo de colunas de áudio e vídeo.
Veja o que a aluna Clara Jaborandy (foto) achou desta experiência:
"O trabalho foi, acima de tudo, esclarecedor. Acredito que só descobri a área 
que realmente quero seguir no mercado de trabalho depois de passar por ele. 
Redação é um lado da publicidade em que se requer muita criatividade e visão, 
o que nem sempre é tão fácil como parece, mas causa uma sensação de trabalho 
bem feito quando o projeto está finalizado. Senti isso na pele quando redigi meu roteiro publicitário, 
falando sobre o abuso sexual - o próprio tempo de veiculação, a melhor forma de passar a mensagem, 
tudo isso tem que ser checado antes do mesmo virar uma possível propaganda. Izabela nos ajudou a "enxugar" o trabalho, e sempre apoiou a mim e minha dupla nas ideias que 
comentávamos com ela. No mais, fiquei bastante satisfeita com o resultado do roteiro."

Os alunos do quarto período de Publicidade e Propaganda da AESO-Barros Melo receberam uma missão da professora Izabela Domingues para conclusão da disciplina de Redação Publicitária II, ministrada no último semestre. Na atividade, cada grupo deveria eleger um tema de relevância social, como combate ao racismo, combate à pedofilia, valorização dos direitos dos animais, dentre outros temas semelhantes, de livre escolha dos discentes, produzir filmes publicitários e entregar à professora.
 
As produções precisavam ter 30 segundos, formato principal para veiculação na mídia televisiva e também utilizado na internet. O objetivo era engajar a sociedade na causa escolhida por cada grupo. Os temas escolhidos foram redistribuídos de forma que  houve uma "ciranda" de temas e cada grupo de alunos precisava criar uma campanha para um tema sugerido por outro grupo. Para a aluna Clara Jaborandy "o trabalho foi, acima de tudo, esclarecedor". "Acredito que só descobri a área que realmente quero seguir no mercado de trabalho depois de passar por ele. Redação é um lado da publicidade em que se requer muita criatividade e visão, o que nem sempre é tão fácil como parece, mas causa uma sensação de trabalho bem feito quando o projeto está finalizado. Senti isso na pele quando redigi meu roteiro publicitário, falando sobre o abuso sexual", explicou ela.

"A atividade foi riquíssima e proporcionou aos alunos desenvolverem a criatividade e aplicarem os conhecimentos técnicos relacionados tanto à linguagem publicitária quanto à linguagem audiovisual, ministrados na disciplina, simultaneamente", conta a também coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Izabela Domingues.

 

aeso - barros melo - alunos no mercado - Publicidade e Propaganda - campanha -

voltar