Foto: Jão Vicente

Artes Visuais
abril. 16, 2019

Atividade será filmada e exibida na mostra À Nordeste, em São Paulo

Dia 25 de abril, as Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) serão palco de uma atividade inusitada. O artista pernambucano Daniel Santiago realiza um happening com a presença dos alunos da instituição e demais interessados. Os participantes devem atuar como robôs, usando máscaras feitas por eles a partir de caixas de sapato ou materiais afins, e ler o texto “Declaração Universal dos Direitos do Robô”, escrito pela jornalista Raíza Cavalcanti.  A ação conta com o acompanhamento dos professores André Aquino e Milena Travassos.

O happening é uma forma de expressão das artes visuais com algumas características das artes cênicas. Neste tipo de obra, quase sempre planejada, incorpora-se algum elemento de espontaneidade ou improvisação, que nunca se repete da mesma maneira a cada nova apresentação.

O resultado da atividade desenvolvida na FIBAM será gravado e editado pela equipe de produção do projeto para ser exibido na exposição “À nordeste”, com curadoria de Bitú Cassundé, Clarissa Diniz e Marcelo Campos. A mostra estreia em maio, no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, e se dedica a apresentar o caso da invenção sociocultural do Nordeste como fundo contra o qual podemos repensar o Brasil. Daniel Santiago participa do evento.

Após o happening na FIBAM, o artista pernambucano organiza um bate-papo sobre seu trabalho e processo de criação das obras.

SOBRE DANIEL SANTIAGO
É professor de artes plásticas e jornalista, com especialização em  desenho, Pintura, Escultura e Teatro. Como professor de arte, já passou pela Escola de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, SENAC-Recife e Universidade Católica de Pernambuco. Também atuou na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães. É artista plástico, com catálogos de participação em mais de cem exposições no Brasil e no exterior.

Convocação dos robôs para leitura dos seus direitos.
 “Declaração Universal dos Direitos do Robô”
Data: 25 de abril
Local: Faculdades Integradas Barros Melo (AESO)

Artes Visuais - happening -